Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Coleta seletiva, reutilização e reciclagem de resíduos domésticos, Industriais e da construção e demolição no centro dos debates O Brasil gera, em média, cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) por ano. Esse volume aumenta cerca de 3% de um ano para outro, índice que vem a ser superior à taxa de crescimento populacional, de 0,9%, considerando dados do relatório da ABRELPE de 2014.

O dado preocupa, tendo em vista o ritmo lento com que o setor avança desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS – Lei Federal n. 12.305/2010 – que estabeleceu quatro anos para a implementação da destinação adequada dos resíduos sólidos e rejeitos em todo o país, prazo esgotado em agosto de 2014.

O assunto está no centro das discussões do 6º Encontro de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, Industriais e da Construção e Demolição – da Geração ao Descarte”, que acontece nos dias 9 e 10 de março de 2016, no Rio de Janeiro. O evento tem por objetivo debater todo o desenvolvimento da cadeia logística do segmento, os impactos causados, legislação vigente, entraves operacionais, suas dificuldades, carga tributária, incentivos, formas de financiamentos, bem como apresentar ao segmento o que há de mais moderno em tecnologia e gestão.

Reciclagem ainda engatinha

O Brasil ainda precisa avançar muito e de forma rápida na área de resíduos para começar a cumprir as determinações da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Para se ter uma idéia, do total de lixo produzido anualmente no Brasil, apenas 1% é reciclado, fazendo com que o País perca R$ 8 bilhões. Apenas 58% do lixo coletado seguem para aterros sanitários, apesar da coleta atingir 90,68%.

Por sua vez, a cadeia produtiva da construção civil consome entre 14 e 50% dos recursos naturais extraídos do planeta, gerando considerável quantidade de resíduos; No Brasil, os chamados RCD representam de 51 a 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos. Quando mal gerenciados, degradam a qualidade da vida urbana, sobrecarregam os serviços municipais de limpeza pública e reforçam no país a desigualdade social, drenando recursos públicos continuamente para pagar a conta da coleta, transporte e disposição de resíduos depositados irregularmente em áreas públicas.

Em 2016, o evento prevê a realização da 1ª EXPORESÍDUOS do Rio de Janeiro, destinada a mostrar na prática as novidades tecnológicas para gestão e operação de Resíduos Sólidos Urbanos. O evento será uma oportunidade para a discussão em torno de modelos, soluções e cases eficientes na gestão de RCD, além da troca de informações e experiências pelas empresas que atuam no setor de gestão de resíduos. O encontro permitirá também a discussão de novas tecnologias, reunindo empresas de gestão, coleta e reciclagem de resíduos, construtoras, projetos e tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos, prestadores de serviços e empresas de engenharia.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com ou pelo site www.planejabrasil.com.br , além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245.

Estudantes têm 50% de desconto na inscrição. Para as ONGs do setor, o evento disponibiliza uma inscrição como cortesia e 50% de desconto nas demais.

Temas em debate

Coleta Seletiva

Reciclagem

Resíduos da Construção Civil – RCC

Resíduos Domésticos

Resíduos Industriais

Logística Reversa

Resíduos de esgoto

Educação Ambiental

Cases e experiência na gestão de Resíduos.

Carlos Emmiliano Eleutério/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.