Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre 01 e 06 de junho é comemorada em todo o mundo a ”Semana do Meio Ambiente” e para marcar a data, a prefeitura de Arapongas, em parceria com o Colégio Estadual Emilio de Menezes e Antonio Garcez Novaes, realizou uma palestra no Teatro Vianinha, cujo tema principal foi a destinação de resíduos sólidos no município de Arapongas. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Luiz Gonzaga Pereira a data é marcante, pois nestes tempos de aquecimento global, escassez cada vez maior de água potável, desmatamentos, agressões ambientais e mudanças climáticas, a preocupação com o tema deve ser responsabilidade de todos.

Pereira acrescentou que o município de Arapongas gera cerca de 100 toneladas/dia, equivalente a 1,0 kg/habitante. No caso da construção civil, o volume gerado é da ordem de 40 toneladas/dia. Alem disso, segundo ele, há a questão dos pneus e móveis inservíveis, resíduos dos serviços de saúde, embalagens de agrotóxicos e outros. “Arapongas dispõe de locais ambientalmente licenciados para destinação correta destes resíduos e repassando estas informações aos estudantes, mostramos as responsabilidades do poder público, população, comerciantes, fabricantes e coletores ambientais neste processo, que deve ser compartilhada, conforme prevê a Lei Federal 12.305/10, que definiu a Política nacional de Resíduos Sólidos”, salientou.
O Prefeito Beto Pugliese destacou a importância em levar aos alunos do ensino fundamental e médio, informações sobre a lei de resíduos, os novos conceitos sobre responsabilidade compartilhada, logística reversa, destinação adequada, sustentabilidade e outros.

Outros eventos estão programados para a Semana do Meio Ambiente. Hoje (dia 3) haverá o plantio de árvores para urbanização, no entorno da Escola Municipal Maria Hercília, com participação de estudantes e Lions. No dia 05/06 recomposição de APP nos Córregos do Arlindo e Bandeirantes, junto com o Rotary, limpeza na Praça do Cemitério Municipal, com participação de estudantes do Colégio Estadual Antonio Garcez Novaes e inicio de instalação de lixeiras na Avenida Arapongas.

(Asimp/PMA)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios