Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa Reciclus é responsável por financiar o processo de logística reversa, coletar e descontaminar esses resíduos em todo o País, gratuitamente

Se você é consumidor doméstico, já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes, depois que elas queimam? Essas lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

Com a finalidade de realizar a coleta e a destinação ambientalmente correta desses resíduos e a fim de cumprir com a determinação do Acordo Setorial, o programa da Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) disponibiliza 2.884 pontos de coleta em 621 municípios de todas as regiões do País. Do total de pontos, 398 estão no estado do Paraná, dos quais 7 na cidade de Campo Mourão, 2 em Ibiporã e 1 em Rio Negro (PR).

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista.

Não há limite nem custo para o descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico. Recentemente, a Reciclus alcançou 16,1 milhões de lâmpadas coletadas em todo o País.

Conheça os estabelecimentos que contam com pontos Reciclus nas cidades de Campo Mourão, Ibiporã e Rio Negro (PR):

CONDOR - Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, 371, Campo Mourão/PR.

ELETROLUZ - Av. Capitão Índio Bandeira, 2.291, Centro, Campo Mourão/PR.

PARANÁ SUPERMERCADOS - R. Miguel Luiz Pereira, 1.536, Centro, Campo Mourão/PR.

PARANÁ SUPERMERCADOS - Av. Irmãos Pereira, 1.500, Centro, Campo Mourão/PR.

PARANÁ SUPERMERCADOS - Rod. BR 158, Rod. Avelino Piacentini, nº 90, Jardim Isabel, Campo Mourão/PR.

PARANÁ SUPERMERCADOS - Av. Presidente Kennedy, 2.026, Jardim Lar Paraná, Campo Mourão/PR.

NACIONAL MATERIAIS ELÉTRICOS - Av. Capitão Índio Bandeira, 2.261, Centro, Campo Mourão/PR.

CASAFORT - Av. Santos Dumont, 971, Centro, Ibiporã/PR.

ELETRO NICOLAU - R. 19 De Dezembro, 1387, Centro, Ibiporã/PR.

EVL METAIS - Av. General Plinio Tourinho, 2965, Bom Jesus, Rio Negro/PR.

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade. Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse: https://reciclus.org.br/pontos-de-entrega/

Thais Abrahão/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.