Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

País agora possui 602 reservas, o equivalente a 480 mil hectares de área particular preservada

Portal Brasil

O Brasil ganhou mais duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), chegando, dessa forma, a 602 reservas, o equivalente a 480 mil hectares de área particular preservada. O anúncio foi feito na última quarta-feira (5), durante solenidade de comemoração dos cinco anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Das duas reservas particulares que se tornaram patrimônio natural, uma fica no Alto da Boa Vista, no município de Nova Friburgo (RJ), e conta com uma área de 30 hectares. A outra é a Portal da Água Branca, com 60 hectares, no município de Urubici (SC).

As Reservas são unidades de conservação e de uso sustentável da biodiversidade, que também se transformam em fonte de renda para seus proprietários, pois podem ser abertas à visitação pública controlada, com finalidades educacionais, científicas ou simplesmente de lazer.

Para o presidente do (ICMBio), Roberto Vizentin é fundamental essa parceria com a iniciativa privada, mas acredita que o País ainda precisa avançar muito nessa área e reconhece que são poucos os incentivos para um cidadão transformar suas terras em área de preservação.

No mesmo evento, a ministra Izabella Teixeira fez um balanço das ações do instituto. Ela acredita que houve avanços importantes na criação de áreas protegidas, nas maneiras de fiscalizar e nas novas estratégias de combater queimadas e incêndios florestais.

A ministra acrescentou que pretende ampliar o acesso da população às reservas ambientais. “Só preserva quem conhece”, disse.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios