Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com a proposta de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, com foco nos recursos hídricos, 600 estudantes da rede pública de ensino de Paranapanema e Capão Bonito participaram das comemorações do Dia do Rio Paranapanema, na quarta-feira, 27 de agosto. A iniciativa é da Duke Energy – concessionária de oito usinas hidrelétricas situadas no Paranapanema –, em parceria com as prefeituras e a ONG Olho D’Água do Panema. A programação contou com palestra, concurso cultural fotográfico e soltura de 100 mil alevinos na Ilha do Sol - localizada no reservatório da hidrelétrica Jurumirim.

Do município de Paranapanema, 300 alunos do 9º ano do ensino fundamental integraram as atividades alusivas ao dia do rio, conforme secretário municipal de Educação, Carlos Souto. “A cada ano novas crianças têm contato com este momento tão especial. Estas parcerias são essenciais para o desenvolvimento de nossos alunos e de nossa sociedade. É um incentivo a mais à preservação ambiental e a outros atos de conscientização", salienta.

Mais 300 estudantes do 9º ano do ensino fundamental e Ciclo II, pertencentes a cinco escolas de Capão Bonito se juntaram às ações. “É uma atividade bastante positiva, pois acrescenta à nossa proposta de educação ambiental desenvolvida dentro da sala de aula, enfatizando a importância do rio que tem a nascente em nosso município. É também uma oportunidade de vivência com o meio ambiente”, enfatiza Maria Luiza de Freitas, diretora do Centro de Apoio Pedagógico "Paulo Freire".

Para o presidente da ONG "Olho D 'Água do Panema", Paulo Fernandes de Moraes, as atividades comemorativas são fundamentais para a comunidade local, com destaque para as crianças que são consideradas multiplicadoras de informações. "As nossas ações, em parceria com a Duke Energy, são voltadas à manutenção do Paranapanema. Nosso intuito é que todos ajudem e conheçam a importância da preservação do rio, durante todos os dias do ano. Por isso, temos a ajuda das crianças, para que desde cedo possam colaborar com o meio ambiente", frisa.

Atividades

A programação iniciou às 13h, na Câmara Municipal de Paranapanema. Em palestra, o analista de Meio Ambiente da Duke Energy, Luis Augusto Nogueira Perino, trabalhou informações sobre as atividades de peixamento realizadas no Rio Paranapanema. “A soltura de peixes tem como objetivo contribuir para preservação da biodiversidade e recuperação do estoque pesqueiro da Bacia do Paranapanema. No repovoamento são selecionadas espécies que têm capacidade de formar populações sustentáveis, reproduzindo-se e adaptando-se plenamente à vida no ambiente”, detalha.

Posteriormente à palestra, foi realizada a premiação do concurso cultural fotográfico com o tema “A importância do rio Paranapanema em nossas vidas”. O concurso é uma iniciativa da ONG Olho D’Água do Panema e das secretarias de Educação das duas cidades. Cada aluno produziu uma foto e uma frase expressando a importância do rio para a comunidade. As quatro melhores selecionadas foram premiadas com um tablet, cada.

Depois de um lanche, para encerrar o dia, crianças e adultos participaram da soltura de 100 mil alevinos na Ilha do Sol, a 7 km do centro de Paranapanema, sob a coordenação da área de meio ambiente da Duke Energy.

Frases premiadas no concurso cultural:

“O Rio Paranapanema, por tamanha beleza e extrema importância, distribui suas águas límpidas à dezenas de cidades, gerando energia e abastecendo nossos lares, além de nos proporcionar lazer. Preservá-lo é o nosso dever pela sua beleza e utilidade”.
Milena Darben – Paranapanema

“A mão do homem é o remédio para a preservação de nosso rio Paranapanema”.
João Marcos de Oliveira Batista – Paranapanema

“Paranapanema, fonte de esperança para uma vida melhor”.
Maria Gabriela Lopes Vieira - Capão Bonito

“Quanto mais você observar, mais você se encantará com o rio Paranapanema. Preserve-o”.
Bruno Donizetti Alves Soares - Capão Bonito

Asimp/Duke Energy

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.