Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o tema Gestão Ambiental nas Organizações, a programação conta com palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e visitas técnicas às Ecovillas do Lago, Sanepar, Café Iguaçu e Cemitério Parque das Alamandas. A Agência Nacional de Águas e a Embrapa participam do evento

O II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental começa domingo (6) e vai até a próxima quarta-feira, na Universidade Unopar, em Londrina. No sábado, a Unopar e o Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento (IBEAS), responsáveis pela organização do Congresso, promovem minicursos das 8h às 17h, no Campus Piza da Universidade Unopar. Dentre os temas estão Restauração Florestal em Áreas de Preservação Permanente com Enfoque nas Nascentes e Matas Ciliares; Licenciamento Ambiental; A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Gestão de Resíduos da Construção Civil; Plano Municipal de Saneamento Básico - Uma Ferramenta Eficaz para o Desenvolvimento dos Municípios; e Geoprocessamento Aplicado à Gestão de Recursos Hídricos. A inscrição para os cursos e para o Congresso devem ser feitas no site http://www.ibeas.org.br/congresso2/.

A abertura do Congresso está marcada para o dia 6, às 19h, no Auditório Alcides Bueno. Dentre os assuntos que serão abordados durante o evento estão licenciamento ambiental nas organizações; passivos ambientais; gerenciamento de resíduos sólidos; rotulagem ambiental; proteção de nascente; resíduos rurais; gestão ambiental da indústria; a Política Nacional de Recursos Hídricos; o Pacto Global e Prime; gestão de áreas verdes urbanas; mercado de trabalho da área de gestão ambiental; e pagamento por serviços ambientais.

A coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Unopar, professora Cláudia Cristina Ciappina Feijó, apresenta na segunda-feira (7) o I Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Graduação em Gestão Ambiental. No mesmo dia, a professora Rosimeire Midoki Suzuki Rosa Lima, também da Unopar, participa da mesa redonda "Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil".

Visitas técnicas

Na programação no II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental estão previstas quatro visitas técnicas a experiências de gestão ambiental. As saídas ocorrerão terça e quarta-feira (8 e 9 de novembro) a partir 8h. No dia 8 os participantes poderão conhecer o loteamento Ecovillas do Lago e seu trabalho para obtenção de licença ambiental e as ações e programas desenvolvidas pelo empreendimento ou o trabalho realizado pela SANEPAR ETE Sul, a Companhia de Saneamento do Paraná, que realiza ações no âmbito da gestão de ambiental da água e esgoto, inclusive com a utilização de lodo na agricultura. As duas últimas visitas serão à empresa Café Iguaçu que realiza um trabalho de tratamento de efluentes e sistematizou sua gestão ambiental reduzindo emissões atmosféricas; e ao Cemitério Parque das Alamandas, um dos primeiros do Paraná a realizar estudos ambientais amplos para avaliar os potenciais impactos ambientais e propostas de mitigação.

Minicursos

No sábado (5), serão realizados cinco minicursos de gestão ambiental, todos das 8h às 17h. O corpo docente é formado por um biólogo, um geólogo, um geógrafo e dois engenheiros sanitaristas e ambientais. Os temas são: "Restauração Florestal em Áreas de Preservação Permanente, com Enfoque nas Nascentes e Matas Ciliares"; "Licenciamento Ambiental"; "A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Gestão de Resíduos da Construção Civil"; "Plano Municipal de Saneamento Básico - Uma Ferramenta Eficaz para o Desenvolvimento dos Municípios"; e "Geoprocessamento Aplicado à Gestão dos Recursos Hídricos".

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios