Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Proprietários rurais, agrônomos e técnicos agrícolas da região de Apucarana participarão no último dia 05 de mais uma etapa do Prosolo (Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná), desenvolvido pela Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento em parceria com 22 entidades.

O programa foi criado para recuperar áreas com erosão, um problema que voltou a aparecer com força nas propriedades nos últimos anos. Se o produtor não aderir ao programa até 29 de agosto estará sujeito a ser multado em valores que podem variar de 5 a 17 UPFs (Unidade Padrão Fiscal) dependendo dos danos causados, do tamanho da propriedade e da gravidade da situação. A UPF está valendo R$ 99,00 a unidade.

Para conscientizar o produtor rural sobre a importância dessa adesão, o secretário Norberto Ortigara e dirigentes das principais entidades da agropecuária paranaense estão percorrendo o Estado numa maratona que está reunindo muitos produtores e lideranças locais.

O programa já foi apresentado a produtores de Maringá, Carambeí, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel e Umuarama.

O Prosolo oferece assistência técnica qualificada e orientação de como adotar as práticas conservacionistas e quais são as mais indicadas para a região onde está localizada a propriedade. Entre as técnicas oferecidas estão o terraceamento, curva em nível, cobertura do solo, plantio direto, rotação de culturas, que serão recomendadas de acordo com o tipo de propriedade e a região em que ela se encontra.

José Pedriali/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.