Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, na sessão remota ontem (24), em primeira votação, o projeto de lei 55/2021, que cria o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS/PR). O plano é a principal política pública que irá orientar soluções, ações, estratégias e diretrizes sobre a produção, o tratamento e a destinação adequada dos resíduos sólidos em todo o território paranaense.

Antes da votação em plenário, o projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, com relatório do deputado estadual Evandro Araújo (PSC). Já em segunda votação, o projeto recebeu 14 emendas (13 delas de autoria de Araújo), voltando para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e sessão plenária, desta terça-feira (25), quando se espera finalizar a votação da matéria.

"O plano que aprovamos é o resultado final de uma construção coletiva, que vem sendo feita desde 2011 no estado, após a criação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Diversos fóruns, oficinas, visitas técnicas, audiências, foram feitas para criar a minuta deste plano, que agora discutimos e votamos na Assembleia Legislativa. Acredito que é um marco legal na gestão dos resíduos sólidos em todo o Paraná, homologando políticas que já estão em andamento e criando novas ações fundamentais", explicou Araújo, relator do PERS/PR.

Entre as principais ações previstas no plano está à criação da plataforma digital "Contabilizando Resíduos", que será o sistema oficial do Governo do Estado para informações sobre resíduos sólidos no Paraná, onde os municípios e grandes geradores (indústria) deverão informar dados sobre logística reversa, reciclagem, destinação, entre outros pontos, para facilitar o monitoramento e fiscalização pelo estado.

Outro ponto do PERS/PR, considerado um grande avanço na gestão dos resíduos, é a vinculação do licenciamento ambiental com as obrigações da logística reversa. Ou seja, empreendimentos que geram resíduos em seus negócios deverão garantir a logística reversa (destinar corretamente o resíduos que coloca no ambiente) dos seus produtos e embalagens, como pré-requisito à obtenção das licenças ambientais.

"São ações concretas que representam um grande avanço, pois, com elas, conheceremos o tamanho dos gargalos existentes e o real impacto da geração de resíduos que temos no Paraná. Pedir que o empreendedor apresente um plano de logística reversa antes da licença de operação, também é um passo fundamental para promover a reciclagem, e quando ela não for possível, a destinação correta e em local adequado deste passivo criado", explicou o relator.

Com o PERS/PR aprovado, o Paraná também poderá acessar recursos do Governo Federal para a gestão de resíduos sólidos, que só podem ser postulados por estados com plano de resíduos instituídos.

Emendas

Nesta terça-feira (25), os deputados analisarão as 14 emendas apresentadas. Autor de 13 emendas, Araújo afirmou que a maioria delas melhora a proposta, assegura dispositivos já existentes na Política Nacional dos Resíduos Sólidos e, sobretudo, visam dar protagonismo aos catadores de materiais recicláveis no PERS/PR. As emendas serão apreciadas pela CCJ, antes de irem a plenário.

Adriano Rima/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.