Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Meio Ambiente 15/01/2014  08h48

Duke energy solta 300 mil peixes em reservatórios

Ações fazem parte do programa de repovoamento da empresa, que coloca 1,5 milhão de peixes por ano na Bacia do Paranapanema

Duke Energy produz 1,5 milhões de peixes por ano na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura
 
Ednéia Silva/Asimp/ Duke Energy
 
Dando sequência ao seu programa de repovoamento do Rio Paranapanema, a Duke Energy soltou, nesta semana, 300 mil peixes jovens da espécie curimbatá, divididos em três lotes de 100 mil cada. Os alevinos foram soltos: no dia 13, no balneário municipal de Cândido Mota (SP), contemplando a usina Canoas I; no dia 14, no reservatório da hidrelétrica Canoas II, em Palmital (SP); e no dia 15, em Teodoro Sampaio (SP), no balneário municipal, contribuindo para o repovoamento do reservatório de Rosana.
 
As ações prosseguem em fevereiro, sendo que até o final do ano a companhia irá colocar 1,5 milhão de peixes de espécies nativas nos reservatórios de oito hidrelétricas do Paranapanema sob sua concessão e, ainda, em rios tributários, contribuindo para a preservação da biodiversidade e recuperação do estoque pesqueiro da Bacia do Paranapanema.
 
O biólogo da Duke Energy e coordenador do programa, Norberto Vianna, explica que as espécies selecionadas para o repovoamento, como o curimbatá, têm capacidade de formar populações sustentáveis, reproduzindo-se e adaptando-se plenamente à vida no ambiente. “Além disso, são espécies de grande apelo social, que pescadores e populações ribeirinhas estão acostumados a capturar”, explica.
 
Desde que o programa foi iniciado, a Duke Energy já soltou no Paranapanema mais de 20 milhões de peixes produzidos na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura, que fica em Salto Grande (SP). Para desenvolver seu programa pesqueiro, a companhia conta com parceiros como Unesp (Universidade Estadual Paulista), UEL (Universidade Estadual de Londrina) e USP (Universidade de São Paulo).
 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios