Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em seis meses de estrada, ônibus equipado com maquete ambiental recebeu mais de 18 mil visitantes

O EcoExpresso Sanepar já foi visitado por mais de 18 mil pessoas, especialmente alunos e professores. Lançado pela Companhia de Saneamento do Paraná em novembro de 2014, o ônibus vem se destacando como ferramenta pedagógica para reforçar o trabalho de educação nas escolas. Ele está equipado com maquete ambiental que mostra o ciclo da água e os processos desenvolvidos pela Sanepar do rio ao rio. Em abril, depois de ser atração na ExpoLondrina, o projeto passou por sete cidades da Região Nordeste e fechou o mês com 6.200 visitas. Até o próximo domingo (17), o ônibus que já percorreu 20 cidades estará na Expoingá e depois percorrerá escolas da Região Noroeste.

O EcoExpresso Sanepar mostra o percurso da água desde as nascentes, a formação de rios e barragens para captação de água, as etapas de tratamento da água, como é feita a distribuição nas cidades e nas pequenas localidades. A demonstração da ligação intradomiciliar de esgoto, com caixas de gordura e de inspeção, chama a atenção dos visitantes para a necessidade de separar o esgoto da água de chuva, que deve ir para a galeria da Prefeitura. Os cuidados em casa repercutem no funcionamento da estação de tratamento de esgoto. A gestão dos resíduos sólidos também está representada, especialmente pela sua importância na proteção dos mananciais.

Repercussão

A agenda do EcoExpresso de junho inclui Foz do Iguaçu e está praticamente fechada. Há filas de espera para datas específicas e procura para o segundo semestre. “É um trabalho muito importante e contempla perfeitamente o nosso currículo. Ficamos encantados com a possibilidade de todos poderem acessar esse conhecimento”, disse Rosimeire dos Santos Carrais, coordenadora pedagógica da disciplina de Ciências da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana. Ela está pleiteando nova visita do EcoExpresso por conta da repercussão gerada pelos 500 alunos que conheceram a maquete. Interessados na agenda para segundo semestre devem enviar solicitação para o e-mail visitas@sanepar.com.br.

Contando com a parceria da Sanepar, 59 unidades de ensino de Apucarana trabalham num projeto de meio ambiente explorando temas que vão do uso do solo à importância da reciclagem de materiais. Os temas foram distribuídos entre a educação infantil e o ensino fundamental. Os alunos do 5º ano estão encarregados de preparar materiais, teatro e outros recursos para multiplicar o que estão aprendendo sobre a água. “Com o que viram na maquete da Sanepar, será mais fácil explicar a necessidade de cuidar das nascentes e das matas ciliares, como é feito o tratamento da água, além da importância de economizá-la”, destaca.

Surpresa

A gerente de Educação Ambiental da Sanepar, Lilian Pérsia de Oliveira Tavares, considera que o EcoExpresso oferece um visão geral sobre os serviços prestados pela Companhia e sua preocupação com a gestão sustentável dos recursos naturais. “As pessoas são surpreendidas com a complexidade dos serviços da Sanepar e com o esforço empreendido para a preservação dos mananciais. A maquete do EcoExpresso favorece a visão conjunta de todos os processos”, afirma.

Giovanna Migotto da Fonseca Galleli/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.