Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empresas paranaenses que utilizam combustão e, consequentemente, emitem gases e material particulado em seus processos de produção precisam seguir os critérios para Controle da Qualidade do Ar definidos pela Resolução da SEMA 16/2014. O objetivo da resolução é “permitir o desenvolvimento econômico e social do estado de forma ambientalmente segura”.

Para se adequarem ao que é proposto pela normativa, as empresas podem procurar os serviços do Laboratório de Análises Cromatográficas e Ambientais (LACA) do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O laboratório é voltado para empreendimentos ou instituições que desenvolvam atividades que abriguem fontes efetivas ou potencialmente poluidoras do ar. O LACA faz parte do banco de consultores e prestadores de serviço da Agência de Inovação da Universidade (Aintec).

Por meio de amostragens e análises laboratoriais de poluentes atmosféricos, o LACA faz “o controle de qualidade do ar, que é um instrumento básico da gestão ambiental para a proteção da saúde e bem estar da população e melhoria da qualidade de vida”, explica a coordenadora do LACA, Maria Cristina Solci.

Entre os setores que podem se beneficiar com os serviços do LACA estão os que agrupam atividades ligadas a agrotóxicos, alimentos, extração e beneficiamento de minerais, fábrica de rações, geração de calor e energia, indústria eletrônica, transporte, indústria de papel e celulose, mecânica, química, metalúrgica, petróleo, produtos agrícolas, entre outros.

A professora Maria Cristina afirma, de acordo com sua experiência à frente do LACA, “que através da Aintec torna-se mais ágil o relacionamento com as empresas principalmente em relação ao pagamento aos serviços prestados”.

Como solicitar o serviço

A Aintec auxilia na interação entre empresas e a universidade. Se houver interesse nos serviços oferecidos por este laboratório, a Agência faz a interação para todo o processo de contratação através do e-mail aintecjur@uel.br, ou pelo telefone (43) 3371-5812.

Mariana Paschoal/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.