Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, a reciclagem, o uso correto dos recursos naturais, o desenvolvimento sustentável e o aumento da conscientização social são temas da atualidade. Todos eles envolvem a Gestão Ambiental, curso regulamentado há pouco mais de dois anos pelo Ministério da Educação, mas com forte demanda do mercado de trabalho.

O profissional que faz o curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está apto para desenvolver pesquisas, atuar na elaboração de projetos de desenvolvimento econômico e sustentáveis, como gestor em empresas, instituições e organizações não governamentais.

O curso tem duração de dois anos e meio e a expectativa salarial de um recém formado é de R$ 2.500. Dentre as áreas de atuação do gestor ambiental estão programas de reciclagem, análise da qualidade da água, reconhecimento de aspectos ambientais, auditorias, consultoria, recuperação de áreas degradadas, projetos de educação ambiental, dentre várias outras.

Segundo o coordenador do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Unopar, no Ensino a Distância (EAD), Ewerton de Oliveira Pires, o próprio mercado de trabalho justifica a grande procura pelo curso. "Hoje em dia, pela legislação vigente, há uma preocupação maior com o meio ambiente e existe uma demanda significativa para esse profissional", declara.

Para Pires, o curso de Gestão Ambiental a distância apresenta vantagens ao possibilitar a liberdade do estudante de cursá-lo em horários diferenciados e a um preço mais acessível, qualificando o aluno para o mercado de trabalho. "Antigamente quando se falava em EAD não se tinha a ideia de expandir para cursos mais práticos, mas isso mudou. Vejo o profissional egresso da Unopar preparado e antenado para o que o mercado exige. O foco é voltado para o cotidiano, para o que o mercado precisa. Esse é o diferencial na formação e o que tem colocado nossos alunos no mercado de trabalho", completa.

Outro diferencial na formação do EAD é a interatividade e a diversidade. "No caso da Unopar, são diversos polos distribuídos pelo Brasil que possuem turmas do mesmo curso e caminham em sintonia. O aprendizado é muito mais proveitoso e interativo. O aluno aprende coisas de regiões de todo o país e não apenas de uma localidade", completa Pires.

Ele comenta que existe uma preocupação da Universidade em oferecer um ensino de qualidade que trabalhe também com ações de extensão, proporcionando aos alunos experiências diretas de compensação ambiental para minimizar danos ao meio ambiente.

Essa interação proporciona ações como a do próximo dia 15, em que os polos da Unopar realizarão o plantio de mudas de árvores nativas com o objetivo de compensar ambientalmente a demanda gerada pela impressão de livros didáticos e a implementação de bibliotecas físicas nos polos. A meta estipulada é de que sejam plantadas 25 mil mudas em todo o país. "Além de aprenderem a plantar, os alunos recebem ensinamentos teóricos e práticos sobre a compensação ambiental de cada região do país e a importância dessa atitude para o meio ambiente", afirma.

Vestibular

A Unopar está com inscrições abertas para o Vestibular 2012 do Ensino a Distância (EAD). Os interessados devem se inscrever no site www.unoparvirtual.com.br até 17 de novembro e pagar a taxa no valor de R$ 30,00.  A prova para o processo seletivo será no dia 20 de novembro, domingo, às 10h, na unidade presencial selecionada pelo vestibulando no ato da inscrição.  A Universidade possui mais de 460 polos presenciais, distribuídos em todos os estados Brasileiros. Assim como outras Universidades, a Unopar também aceita o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como avaliação para ingresso na Instituição.

Sobre a Unopar

A Unopar é uma das maiores instituições de ensino do país. Fundada há 39 anos, em Londrina (PR), oferece graduação e pós-graduação em ensino presencial e a distância. A universidade possui três Campi (Londrina, Arapongas e Bandeirantes) com 14 mil alunos de graduação e pós-graduação. Pioneira e líder no Ensino a Distância no Brasil, a Unopar, por meio do Sistema de Ensino Presencial Conectado, está presente em todos os estados brasileiros com polos em 469 municípios, atendendo mais de 150 mil alunos.

(Fabiana Sampaio/Asimp)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios