Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) testará a partir deste mês de junho uma nova estruturação da Coordenadoria de Acidentes Ambientais, que passará a atender os acidentes de maneira descentralizada, com mais agilidade e critérios ambientais. O objetivo é melhorar o gerenciamento aos acidentes deste tipo no Estado.

Com a modernização, a Coordenadoria prestará atendimento especializado aos acidentes que realmente causam impacto ambiental e que podem causar maiores transtornos para o meio ambiente e a população. “A ideia é direcionar o atendimento do IAP para aqueles acidentes que realmente apresentam risco para o meio ambiente e atuar mais nos programas de prevenção das atividades que já são licenciadas pelo IAP. Vamos priorizar a prevenção e na mitigação do impacto imediato dos acidentes”, explicou a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição, Ivonete Chaves.

As mudanças instituídas pela portaria do IAP nº 086 de 13 de maio de 2015 Já foram apresentadas aos gestores do Instituto. Segundo a portaria, os chefes regionais passam a ser responsáveis pelo atendimento aos acidentes ambientais e cabe a eles designar os técnicos com o conhecimento e treinamento mais indicados para cada situação.

Por isso, os técnicos que realizarem o atendimento a acidentes que ocorrerem em fins de semana (sábado e domingo), feriados ou após as 18 horas receberão o pagamento de horas-extras pelos serviços prestados, mediante comprovação e autorização da Secretaria de Administração e Previdência.

O atendimento também conta com o apoio de três laboratórios do IAP, em Curitiba, Londrina e Toledo, para serviços de coleta de amostras e de ensaios laboratoriais.

Macrorregiões

Esta nova regulamentação também define seis macrorregiões para que sejam atendidos todos os municípios, estradas e empresas do Estado.

Os coordenadores dessas macrorregiões terão equipamentos básicos para o atendimento aos acidentes, como veículos, máquinas fotográficas, GPS, telefone celular e Equipamento de Proteção Individual (EPIs), além de outros que o coordenador julgar necessários para as características locais.

Foram definidas as macrorregiões de Campo Mourão (que também atenderá os escritórios de Cianorte, Pitanga e Guarapuava), Litoral, Curitiba (que também atenderá o escritório de União da Vitória), Ponta Grossa (que inclui Irati), Londrina (para atender os escritórios de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Maringá e Paranavaí), e Toledo (que englobará Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco).

Esta nova proposta será apresentada e discutida com os demais órgãos parceiros e instituições ligadas à questão, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e concessionárias de rododvias, que também fazem o atendimento a acidentes ambientais. “O objetivo é definir em conjunto com esses parceiros quando o IAP deve realmente ser acionado e discutir como podemos prevenir essas ocorrências em locais que já possuem históricos de acidentes ambientais”, disse Ivonete.

Treinamento

A nova Coordenadoria de Acidentes Ambientais já entregou aos chefes regionais um manual de coleta de amostras e a listagem dos técnicos que já foram capacitados para coleta de amostras e atendimento a acidentes. Também serão ministrados cursos de reciclagem aos técnicos para a coleta de amostras em diferentes condições e ambientes e para o atendimento a acidentes ambientais.

Asimp/IAP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.