Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pessoas físicas e jurídicas podem solicitar audiências de conciliação ambiental de maneira remota. Os interessados têm o prazo de 20 dias corridos após a emissão do auto de infração para abrir o processo.

O sistema virtual de conciliação ambiental do Instituto Água e Terra (IAT) passa a funcionar online. O serviço é destinado às pessoas físicas e jurídicas que tiveram autuação administrativa emitida pelo IAT ou pelo Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV).

O objetivo é apresentar soluções legais possíveis para encerrar o processo, tais como desconto, parcelamento e conversão da multa em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente. A medida é válida para processos estaduais relativos à apuração de infrações administrativas por condutas e atividade lesivas ao meio ambiente.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Fiscalização do IAT, Álvaro Cesar de Góes, este é um serviço que vem para complementar o que já existe no Estado, pois o atendimento presencial continua sendo realizado.

“É o cidadão que vai decidir a melhor maneira para solicitar um acordo, porém o sistema online evita o transtorno de se deslocar para outra cidade”, afirma.

A conciliação pode ser frutífera ou infrutífera. No primeiro caso, o requerente obtém desconto de 60%, 50% ou 40%, em que a multa emitida pode ser paga à vista, parcelada ou convertida em serviços ambientais. Se ela se tornar infrutífera, o autuado ainda pode apresentar defesa dentro de 20 dias. A conversão de multas não é permitida para a reparação de danos decorrentes das próprias infrações.

As audiências serão realizadas pelos Núcleos de Conciliação Ambientais das cidades de Curitiba, Paranaguá, Guarapuava, Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá.

Agendamento

Os interessados têm até 20 dias corridos, a partir da autuação lavrada, para solicitar uma audiência de conciliação e encerrar o processo administrativo de autuação. O IAT já conta com cerca de 700 processos aguardando a conciliação, em situação de “sobrestado”, que serão tratados como prioridade nos próximos meses. Para solicitar o serviço online, clique AQUI.

Legislação

Os procedimentos para conciliação ambiental no Paraná são regulamentados pelo Decreto Estadual 2.570/2019 e pela Instrução Normativa (IN) nº 05/2020, porém os prazos administrativos foram prejudicados com a pandemia da Covid-19.

O período de suspensão dos prazos administrativos foi utilizado para aprimoramento dos sistemas que precisavam ser desenvolvidos, além do melhor entendimento da demanda das duas instituições envolvidas (IAT e BPAmb-FV).

Neste mês de maio, com a composição dos Núcleos de Conciliação Ambientais, o sistema será definitivamente colocado em prática (Portarias IAT nº 114, nº 115, nº 116, nº 117 e nº 118 de 2022).

Acompanhe o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo também no Facebook e Instagram :)

Daniele Iachecen/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.