Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeitura, Samae e Câmara assinam nesta quarta-feira (22), às 8 horas, no CMEI Recanto dos Baixinhos, termo de compromisso para uso racional da água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Câmara Municipal de Ibiporã assinam nesta quarta-feira, às 8 horas, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Recanto dos Baixinhos, um termo de compromisso visando à promoção do uso racional da água e para a conservação do meio ambiente. Na oportunidade, o prefeito João Coloniezi acionará o sistema de captação e armazenamento da água da chuva do CMEI.

O Termo de Compromisso visa estabelecer condições de mútua cooperação entre as partes para o uso racional de água no âmbito da administração pública municipal, coleta de chuva para posterior reuso em atividades que não seja a de potabilidade direta, bem como a utilização de tecnologias modernas objetivando a redução de gastos públicos despendidos com o tratamento, distribuição, perdas e desperdício de água.

Entre as obrigações estabelecidas estão a redução do consumo de água nos prédios públicos municipais; monitoramento diário do consumo de água para identificar, de imediato, a ocorrência de vazamentos em instalações hidráulicas; aproveitamento da água, agregando ao sistema hidráulico elementos que possibilitem a captação, transporte, armazenamento e seu aproveitamento; redução do nível de perda de água servida pelo Samae, e implantação de um Programa Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em todos os prédios públicos.

De acordo com o Termo de Compromisso, as partes envolvidas deverão arcar com as despesas necessárias ao cumprimento das obrigações assumidas. O prazo para o seu cumprimento será de três anos e terá vigência de 45 meses, a partir da data de sua assinatura. “A água é um bem natural finito, e já escasso em algumas partes do planeta. É necessário utilizar de maneira sustentável este recurso essencial à vida.

Em Ibiporã, se os prédios públicos fossem obrigados a pagar a conta de água o gasto mensal seria de R$100 mil. Se reduzíssemos o consumo de água pela metade a economia anual chegaria a R$600 mil por ano”, exemplifica o vice-prefeito e diretor presidente do Samae, Beto Baccarim. Conforme Baccarim, a primeira medida é fazer um levantamento e diagnóstico do sistema de captação e armazenamento da água nos prédios públicos para traçar um plano de ação.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, como forma de chamar a atenção para a importância da água doce e defender o manejo sustentável dos recursos hídricos. Cada ano, destaca-se um aspecto específico e neste, o foco principal é aumentar o debate sobre as águas residuais (esgoto) de modo a garantir a meta 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável "reduzir a proporção de águas residuais não tratadas e aumentar a reciclagem da água e a reutilização segura".

Ibiporã presta um serviço de saneamento básico de excelência. Desde 1968 o município conta com um serviço municipal autônomo de água e esgoto, com altos índices de qualidade quando o assunto é água tratada, esgoto coletado e tratamento e gerenciamento de resíduos sólidos.

Toda a água distribuída pelo é tratada, clorada e fluoretada, atendendo aos padrões de qualidade e potabilidade fixados pelo Ministério da Saúde. Atualmente o serviço de abastecimento de água conta com duas unidades de captação e recalque, uma no Ribeirão Jacutinga e outra no Poço do Aquífero Guarani, que oferece água de excelente qualidade, com propriedades minerais, atendendo 100% da população urbana e da zona rural. Outro fator de destaque é a rede de esgotos sanitários que atende toda a zona urbana, sendo totalmente tratado antes de ser lançado no corpo receptor - índice de destaque a nível nacional.

Caroline Vicentini/NC/PMI

Foto: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios