Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Município integra a plataforma Cities With Nature junto com as cidades de Quito (Equador), Medellín (Colômbia), Santa Fé (Argentina), Belo Horizonte e Campinas (Brasil)

A fim de incentivar a economia local, a qualidade de vida e a conservação ambiental, Londrina aderiu a uma nova iniciatiava do ICLEI - Governos Locais para a Sustentabilidade, em conjunto com as organizações internacionais The Nature Conservancy (TNC) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Agora, a cidade faz parte do programa Cities With Nature, que é uma rede de troca de informações e compartilhamento de conhecimentos centrados em temáticas específicas para a sustentabilidade. Para isso, a plataforma conta com dois grandes grupos de ações que são o Ecomobilidade - que aborda os modais para transportes sustentáveis - e a Rede Global de Cidades Líderes em Compras Públicas Sustentáveis.
Estas linhas do programa são interdisciplinares e, por isso, atingem não somente as pastas que cuidam especificamente do meio ambiente, como a Secretaria Municipal do Ambiente, mas também outras como a Secretaria Municipal de Gestão Pública, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
De acordo com a assessora de Políticas Sustentáveis e Integração Metropolitana, Roberta Silveira Queiroz, a intenção é aproveitar a plataforma mundial para fortalecer a troca de experiências bem-sucedidas que foram realizadas em outras cidades e países. “É um mecanimo de troca de conhecimentos, experiências e tecnologia para o compartilhamento de iniciativas, projetos e políticas públicas voltadas à sustentabilidade. Não tem custo para os municípios e quanto mais participativos forem os gestores, mais parcerias e apoios poderão ser firmados”, explicou.
Os municípios que participam do Cities With Nature participam de seminários, encontros e trocam informações por meio de um formulário eletrônico, onde preenchem suas políticas, planos, compromissos, ações e resultados relacionados à natureza e serviços ecossistêmicos. Isso ajuda as demais cidades a analisarem os resultados obtidos e verificarem a pertinência da implantação dentro da realidade de sua cidade e região.
O compromisso de integrar o Cities With Nature foi firmado durante o Congresso Mundial do ICLEI, realizado em Montreal, no Canadá. Além de Londrina, aderiram a esta plataforma outros países como Equador, Colômbia e Argentina. No Brasil, também estão participando as cidades de Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP).
Seminário Internacional

Para se integrar do novo projeto e às ações que podem ser desenvolvidas por ele, na próxima segunda-feira (9) e terça-feira (10), a assessora de Políticas Sustentáveis e Integração Metropolitana de Londrina vai participar do Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza, em Brasília.
Durante o evento, será abordado o Projeto Connecting Nature que desenvolverá políticas e práticas necessárias para aumentar a resiliência urbana, a inovação e a governança por meio de soluções. Para debater isso, vão participar governos municipais, empresários, pesquisadores e sociedade civil. O encontro é uma organização do ICLEI em parceria com Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Direcção Geral de Ciência, Investigação e Desenvolvimento (DG RTD).
Ana Paula Hedler/NC/PML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios