Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Município integra a plataforma Cities With Nature junto com as cidades de Quito (Equador), Medellín (Colômbia), Santa Fé (Argentina), Belo Horizonte e Campinas (Brasil)

A fim de incentivar a economia local, a qualidade de vida e a conservação ambiental, Londrina aderiu a uma nova iniciatiava do ICLEI - Governos Locais para a Sustentabilidade, em conjunto com as organizações internacionais The Nature Conservancy (TNC) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Agora, a cidade faz parte do programa Cities With Nature, que é uma rede de troca de informações e compartilhamento de conhecimentos centrados em temáticas específicas para a sustentabilidade. Para isso, a plataforma conta com dois grandes grupos de ações que são o Ecomobilidade - que aborda os modais para transportes sustentáveis - e a Rede Global de Cidades Líderes em Compras Públicas Sustentáveis.
Estas linhas do programa são interdisciplinares e, por isso, atingem não somente as pastas que cuidam especificamente do meio ambiente, como a Secretaria Municipal do Ambiente, mas também outras como a Secretaria Municipal de Gestão Pública, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
De acordo com a assessora de Políticas Sustentáveis e Integração Metropolitana, Roberta Silveira Queiroz, a intenção é aproveitar a plataforma mundial para fortalecer a troca de experiências bem-sucedidas que foram realizadas em outras cidades e países. “É um mecanimo de troca de conhecimentos, experiências e tecnologia para o compartilhamento de iniciativas, projetos e políticas públicas voltadas à sustentabilidade. Não tem custo para os municípios e quanto mais participativos forem os gestores, mais parcerias e apoios poderão ser firmados”, explicou.
Os municípios que participam do Cities With Nature participam de seminários, encontros e trocam informações por meio de um formulário eletrônico, onde preenchem suas políticas, planos, compromissos, ações e resultados relacionados à natureza e serviços ecossistêmicos. Isso ajuda as demais cidades a analisarem os resultados obtidos e verificarem a pertinência da implantação dentro da realidade de sua cidade e região.
O compromisso de integrar o Cities With Nature foi firmado durante o Congresso Mundial do ICLEI, realizado em Montreal, no Canadá. Além de Londrina, aderiram a esta plataforma outros países como Equador, Colômbia e Argentina. No Brasil, também estão participando as cidades de Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP).
Seminário Internacional

Para se integrar do novo projeto e às ações que podem ser desenvolvidas por ele, na próxima segunda-feira (9) e terça-feira (10), a assessora de Políticas Sustentáveis e Integração Metropolitana de Londrina vai participar do Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza, em Brasília.
Durante o evento, será abordado o Projeto Connecting Nature que desenvolverá políticas e práticas necessárias para aumentar a resiliência urbana, a inovação e a governança por meio de soluções. Para debater isso, vão participar governos municipais, empresários, pesquisadores e sociedade civil. O encontro é uma organização do ICLEI em parceria com Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Direcção Geral de Ciência, Investigação e Desenvolvimento (DG RTD).
Ana Paula Hedler/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.