Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

População participou ativamente no último sábado, entregando diversos itens, como eletrônicos, pilhas e baterias, roupas e calçados

A população de Londrina aproveitou o último sábado (21) para dar o destino correto a vários produtos recicláveis, que estavam sem uso e acumulando espaço em residências ou locais de trabalho. Durante o Drive-Thru da Reciclagem, organizado pela Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA) em conjunto com o Rotary Club Londrina Sul, foram arrecadadas 7,2 toneladas de lixo eletroeletrônico, 52 quilos de placas de radiografias, 140 litros de óleo vegetal e 21 quilos de pilhas e baterias usadas.

A gerente de Educação Ambiental da SEMA, Lidiane Damiani Isidoro, explicou que essa arrecadação bateu o recorde em comparação com as edições anteriores feitas pela SEMA. “Por ser o quinto evento de arrecadação de recicláveis neste ano, não esperávamos que fosse ter um sucesso tão grande como vimos. Intensificamos a divulgação e conseguimos fechar o ano de 2020 batendo o recorde. Estamos muito felizes com a participação de todos e agradecemos pela adesão”, disse.

O objetivo do Drive-Thru da Reciclagem foi incentivar o descarte correto de recicláveis, contribuindo para a limpeza pública e conscientização ambiental, além de estimular a população a refletir sobre a reciclagem e destinação correta de resíduos. Por isso, durante a ação, a Gerência de Educação aproveitou o momento do recebimento dos materiais para orientar os cidadãos sobre como e onde descartar corretamente os vários tipos de recicláveis.

Entre os produtos entregues pela população estavam peças de computadores; telas; televisões; mouses; teclados; telefones; ventiladores; aspiradores de pó; liquidificadores; aparelhos de CD e DVD; impressoras; roupas; tecidos; tapetes; calçados; pilhas e baterias usadas; óleo vegetal usado e placas de raio-x.

A entrega pôde ser feita das 10h às 16h, gratuitamente, no estacionamento do Parque Municipal Arthur Thomas, que fica na Rua da Natureza, 155. Segundo a gerente de Educação Ambiental, muitos materiais descartados diariamente como se fossem lixo são, na verdade, produtos e subprodutos que podem gerar renda. Além disso, o descarte correto desses itens contribui para a diminuição da poluição ambiental e da pressão sobre os recursos ambientais. Ao serem reciclados, eles deixam de ir para lixões, fundos de vale ou aterros sanitários, evitando a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, e reduzindo a proliferação de doenças endêmicas, como a dengue, zika, chikungunya e a febre amarela.

Uma placa de raio-x, por exemplo, contém um tipo de plástico chamado acetato, assim como prata, em sua composição. Esse metal pesado pode ser tóxico para o meio ambiente e à saúde das pessoas, afetando principalmente o organismo humano, ao causar desde anemia até problemas neurológicos. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, quando colocado no lixo comum, esse tipo de material demora mais de 400 anos para se decompor.

Sobre o Drive-Thru

O Drive-Thru da Reciclagem está em sua terceira edição e conta com a parceria do Rotary Club Londrina Sul, através do Projeto Rotary Coleta. Além dessa iniciativa, a população também teve a oportunidade de participar das ações anteriores. Na arrecadação feita em agosto desse ano, participaram 200 veículos que levaram, até a SEMA, 6 toneladas de eletroeletrônicos; 2 mil peças de roupas, calçados e acessórios e 160 litros de óleo vegetal usado. Em maio, a SEMA realizou outra atividade, quando foram entregues para o descarte correto 1.4 tonelada de eletroeletrônicos; 41 quilos de pilhas e baterias; 5 mil peças de roupas e calçados; 160 litros de óleo vegetal e 9 quilos de placas de raio-x.

A arrecadação de itens inservíveis segue um cronograma fixo. Por isso, a próxima edição deverá acontecer em fevereiro de 2021. O Drive-Thru da Reciclagem será realizado sempre aos terceiros sábados dos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.