Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa pretende estimular o desenvolvimento sustentável, através de propostas apresentadas pela sociedade

O Executivo deve protocolar, hoje (3), na Câmara Municipal de Londrina, um projeto de lei que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Verde (Proverde). Trata-se de uma medida de apoio e incentivo a propostas e projetos ambientais ligados à conservação do meio ambiente e adoção de tecnologias e boas práticas ambientais. A ação faz parte do Programa Bandeira Verde, que visa promover uma melhor cobertura arbórea e preservação do meio ambiente.

O programa prevê a destinação de recursos voltados ao financiamento de ações ambientais ou compartilhamento de recursos humanos, materiais e de infraestrutura. Os projetos poderão ser apresentados por cidadãos, empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Para o prefeito Alexandre Kireeff, através do Proverde o município irá ampliar a capacidade de promover ações ambientais, contando com a participação efetiva da comunidade. “Queremos que Londrina se torne uma referência de sociedade realmente comprometida com a sustentabilidade”, ressaltou.

Poderão ser inscritos no Proverde, por exemplo, projetos nas áreas de compensação de emissão de carbono, de reciclagem, de plantio de árvores, recomposição de fundos de vale e outras propostas que estejam de acordo com a política municipal do meio ambiente.

O recurso para a viabilização do programa virá do Fundo Municipal do Meio Ambiente, que conta atualmente com saldo de R$ 1,2 milhão. O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), administrador deste fundo, vai deliberar qual o percentual a ser destinado, anualmente, ao programa. O Consemma irá compor também o Comitê Gestor do Programa, que, por sua vez, analisará as propostas e projetos ambientais apresentados.

NC/PML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios