Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No dia 21 de setembro, no Brasil, comemora-se o Dia da Árvore. Ele marca a proximidade do início da Primavera no hemisfério sul

Nesta segunda-feira (21), às 12 horas, os profissionais da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) vão realizar uma ação no pátio do Parque Municipal Arthur Thomas, sede da secretaria. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para a importância do plantio e do cuidado correto com as árvores.

Isso porque, todo dia 21 de setembro, no Brasil, comemora-se o Dia da Árvore. Ele marca a proximidade do início da Primavera em todo hemisfério sul, que acontece no dia 23 de setembro. Com as ações em prol da arborização, a Secretaria do Ambiente visa estimular a conscientização, o respeito e os cuidados com a preservação delas no município, visto que elas garantes às cidades mais qualidade de vida para a população, concede maior conforto térmico e acústico, além de auxiliar na manutenção da umidade do ar.

Além disso, as árvores ajudam a evitar a erosão do solo, a fornecer sombra e abrigo para algumas espécies animais, produzem oxigênio enquanto realizam a fotossíntese e outras ainda dão frutos e flores, que alimentam e embelezam as ruas e imóveis. De acordo com dados da Gestão de Arborização Urbana da SEMA, este ano, foram realizadas quase 7 mil ações de plantio de árvores, doações de mudas e destoca e replantio. Foram adquiridas 10 mil mudas para a arborização, através do sistema de registro de preços.

Outras 4.241 árvores foram podadas durante os trabalhos de manutenção e 2.403 sofreram os serviços de erradicação, seja com a equipe própria da secretaria quanto pela equipe terceirizada. Quanto aos trabalhos de fiscalização, a SEMA esteve presente em 310 plantios de mudas, de 290 podas drásticas, 21 oportunidades onde não foram cumpridos os Termos de Compromisso firmados; 28 casos onde houve a erradicação sem a autorização da pasta e em 13 outras fiscalizações de arborizações em geral.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.