Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em poucas horas, cerca de uma tonelada de lixo foi retirado de uma das praias da margem do Rio Amazonas

A implementação da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana esteve em foco no sábado (01), durante a visita do ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, a Manaus. O representante do MMA acompanhou o trabalho de coleta de lixo dentro do Rio Negro, junto ao porto manauara, e em uma das principais praias da margem do Rio Amazonas.

Em poucas horas de trabalho, foram recolhidos quase 100 sacos de lixo, totalizando cerca de uma tonelada. Em sua maioria, resíduos plásticos. "Temos que colocar essa agenda ambiental urbana de pé. Precisamos conscientizar as pessoas, reverter esse processo de plástico jogado na praia. É um trabalho contínuo, entre prefeituras, governo do estado, governo federal e toda a sociedade", destacou Ricardo Salles.

Ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima, e do administrador da Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos, Andrew Wheeler, o ministro do meio ambiente assinou um Protocolo de Intenções que trata da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana. O documento engloba uma série de ações, como o combate ao lixo nos rios e igarapés, com a instalação de dispositivos para evitar o aporte de lixo nos rios; Programa Lixão Zero, que inclui a destinação adequada a resíduos e encerramento de lixões; a aquisição, em parceria com o governo do Amazonas, de uma estação de monitoramento da qualidade de ar; e o tratamento de água e esgoto, principalmente em localidades distantes, que precisam de soluções diferentes para acabar com que o esgoto seja lançado ao rio, causando um impacto ambiental.

"Solucionar o problema do resíduo plástico é muito importante para os Estados Unidos, para o Brasil, e trabalharemos juntos para resolver isso com o restante do mundo", afirmou Andrew Wheeler.

"Deixamos a mensagem da Praia da Ponta da Laje mostrando que ali foi feita uma ação da agenda nacional de qualidade ambiental urbana. É imprescindível que o cidadão, o banhista, o turista, cuide desse ambiente e mantenha esse ambiente limpo", completou o secretario da Qualidade Ambiental, André França.

Fechando o dia, o ministro Ricardo Salles visitou o Museu do Seringal.

Ascom MMA

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios