Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Meio Ambiente 19/09/2017  13h16

Município promove ações em comemoração ao Dia da Árvore

Entre as atividades, haverá distribuição de mudas de Ipês Rosa, Branco e Amarelo, Pau Brasil, Oiti, Quaresmeira e outras espécies

Para estimular a conscientização, o respeito e os cuidados com a preservação das árvores no município, a Prefeitura de Londrina deu início nesta segunda-feira (18), às 9h30, à semana de comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro. Entre as ações estão o plantio e a doação de mudas como Ipês Rosa, Branco e Amarelo, Pau Brasil, Quaresmeira, entre outras espécies e ações educativas com a população.

A secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, destacou que a programação visa valorizar a arborização da cidade, seja de mata ou da área urbana. “Sabemos que isto garante mais qualidade de vida para a população, concede maior conforto térmico e acústico, além de auxiliar na manutenção da umidade do ar. Muitas vezes, durante nosso dia a dia, as árvores passam despercebidas e, por isso, nosso objetivo é sensibilizar a população da importância desse bem tão valioso”, ressaltou.

A primeira atividade foi a criação do “Bosque dos Funcionários” da Secretaria Municipal do Ambienta (SEMA). Na manhã de hoje (18), os seis servidores municipais aposentados neste ano puderam plantar uma muda de árvore cada um, juntamente com a secretária municipal do Ambiente.

O bosque fica no Viveiro Municipal de Londrina, localizado na Avenida Alice Abibe Sahão, 1.640. Todas as mudas plantadas nele foram identificadas com a espécie e o nome do funcionário que a plantou. Segundo Roberta, a intenção foi homenagear os colaboradores, além de estimular a educação ambiental. “Este é o primeiro arboreto da Prefeitura, cujo objetivo é homenagear os servidores municipais aposentados da SEMA e disponibilizar mais um espaço onde se verificam árvores de vários biomas do Brasil e do mundo. Esperamos consolidá-lo e todos os anos podermos repetir essa atividade”, explicou a secretária.

Além dessa ação, outras atividades visam conscientizar sobre a importância da preservação do ambiente. Estão programadas a doação de mudas à população, o plantio de árvores nos lagos, conversas com os alunos da rede municipal de ensino, visitas monitoradas ao Parque Municipal Arthur Thomas e ao Viveiro Municipal, ação educativa no Calçadão da cidade, entre outras atividades.

Cronograma - Nesta terça-feira (19), às 16 horas, os profissionais da SEMA vão até o Aterro do Lago Igapó II, para realizar o plantio de árvores nativas e variadas como o Alecrim de Campinas, o Pau Brasil e Ipês Roxo, Rosa e Branco. Em conjunto estarão instituições apoiadoras da semana.

Na quarta-feira (20), as pessoas que gostam de árvores e flores poderão adquirir gratuitamente mudas de espécies como Ipês Brancos e Amarelos e de Pitangueiras. Elas serão doadas das 12h às 18 horas, no Calçadão de Londrina, próximo ao Banco do Brasil.

No local, os profissionais da Gerência de Educação Ambiental estarão presentes junto ao ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental. Eles conversarão com os pedestres e vão tirar dúvidas a respeito dos serviços de poda e erradicação de árvores, farão atividades educativas como leitura, transmissão de músicas, filmes e debates sobre a prática de preservação do meio ambiente. Todos os trabalhadores, comerciantes e consumidores que estiverem passando pelo local poderão participar.

Na quinta-feira (21), a partir das 8h30 e das 15h30, serão criados os Bosque das Árvores Brasileiras e Bosque das Árvores do Mundo, conforme recomendação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ação será no Córrego Tucanos, localizado na Rua Bélgica, entre a Rua Iugoslávia e a União Soviética, na região sul de Londrina.

A comemoração ao “Dia da Árvore” contará com a ajuda do Rotary Alvorada e dos estudantes, professores e funcionários do Instituto de Educação Infantil e Juvenil (IEIJ). Juntos, eles plantarão 50 mudas de árvores de biomas brasileiros e do mundo todo.

Na sexta-feira (22), das 12h às 18 horas, a população está convidada para buscar uma das cerca de 300 mudas de árvores que serão doadas em frente à Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635, no Centro Cívico. Os interessados em ajudar na preservação do meio ambiente e deixar sua casa mais florida poderão receber mudas de Escova De Garrafa, Ipês Rosas, Brancos, Amarelos e Roxos, Quaresmeiras, Oiti, Sibipirunas e outras que são espécies próprias para a arborização.

A doação das mudas faz parte das ações do Dia Mundial Sem Carro, que será organizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Estarão presentes também os funcionários da Biblioteca Móvel Ambiental, que conversarão com a população.

No sábado (23), das 9h às 12 horas, encerram-se as atividades da semana de conscientização ao Dia da Árvore, com o plantio de 60 mudas de grande porte no entorno da pista de caminhada do Lago Norte, no Ribeirão Lindóia. Os técnicos da Prefeitura de Londrina vão trocar as mudas que não cresceram por novos pés de Ipês coloridos, Sibipirunas e Alecrim de Campinas que ajudarão a fazer sombra na área de corrida e caminhada.  Serão plantadas mudas de 2,2 metros de altura com a ajuda de moradores e lideranças do bairro.

Além dessas atividades, no decorrer desta semana, aos alunos da rede municipal de ensino farão visitas guiadas pelo Parque Municipal Arthur Thomas; vão receber o ônibus da Biblioteca Móvel da SEMA e farão visitas monitoradas no Viveiro Municipal de Londrina.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios