Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) realizam, neste sábado (25), a IX Conferência Municipal do Meio Ambiente. O tema do evento é “ODS/Londrina - A Caminho da Sustentabilidade”, com base no plano de ação proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A conferência irá ocorrer das 8 às 17 horas na Câmara Municipal de Londrina, que fica na Rua Governador Parigot de Souza, 145, Jardim Petrópolis.

Dentre seus objetivos, a conferência tem a finalidade de definir estratégias para a sustentabilidade do Município com participação popular, promover a integração social e a educação ambiental para enfrentamento dos desafios ambientais e conhecer os anseios da sociedade sobre a questão ambiental do Município.

Para a secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, o principal aspecto da conferência, que é realizada a cada dois anos, é o levantamento da demanda social que irá orientar a política municipal. “É na conferência que iremos obter as prioridades sociais. As propostas já foram levantadas nas pré-conferências, e na conferência iremos deliberar quais são prioritárias. Por isso é muito importante a participação da sociedade”, frisou.

A presidente do Consemma, Margareth Pongelupe, lembrou que além de estabelecer diretrizes para a cidade em relação às políticas municipais voltadas ao meio ambiente, também haverá eleição de novos membros do conselho, para o biênio 2018-2019. “Vamos contar com a participação de vários segmentos da sociedade que compõem o Consemma, e a expectativa é que a eleição, de novos conselheiros e seus suplentes, seja muito disputada”, afirmou.

Terão direito a voto as pessoas que demonstraram interesse e apresentaram a documentação exigida durante as pré-conferências, realizadas em outubro e novembro. A eleição será para novos conselheiros representantes da sociedade civil, dos seguintes segmentos: associações civis, comunitárias e de trabalhadores; Organizações Não Governamentais (ONGs) ambientalistas; setor produtivo; conselhos de classe e associações profissionais e institutos de pesquisa e ensino superior.

As inscrições para a conferência e o credenciamento dos delegados poderão ser feitas na abertura do evento, das 8 às 8h30. Às 9 horas, terá início a palestra sobre os ODS, conduzida pela coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), ligado à Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Rosane Fontoura.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável buscam medidas ousadas e transformadoras, necessárias ao direcionamento da atividade humana no caminho sustentável e resiliente, ou seja, de forma menos prejudicial ao meio ambiente. Os ODS são divididos em 17 objetivos e 169 metas.

Em Londrina, serão trabalhados nove objetivos e 26 metas, dentro de cinco eixos, com base na realidade local e temática ambiental. Os objetivos e metas estimularão a ação para os próximos anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta e foram divididos em cinco eixos principais: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

No eixo Pessoas, o objetivo destacado para o Município é Fome Zero e Agricultura Sustentável; no eixo Planeta: Água Potável e Saneamento, Energias Renováveis e Acessíveis, Mudanças no Clima, Ecossistemas Terrestres; Prosperidade: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis; Paz: Sociedades Pacíficas e inclusivas; e no eixo Parcerias: Parcerias para implementação dos objetivos. Os objetivos e metas são integrados, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Após a palestra, os participantes deverão analisar as propostas elencadas pela comunidade nas pré-conferências municipais. À tarde, a programação contempla a deliberação das propostas selecionadas, eleição e apresentação dos novos conselheiros.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.