Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vinte cidades estarão representadas em Jataizinho para ouvir novidades e debater a legislação da área

Com o objetivo de debater as estratégias e ações voltadas ao gerenciamento de resíduos sólidos e a operacionalização da logística reversa, os técnicos da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) vão participar nesta quinta-feira (28) do 5º Encontro de Municípios da Região 5 – Grupo R-20. O encontro acontecerá na sede da Empresa de Serviço Autônomo Água e Esgoto de Jataizinho (SAAE).

Durante o encontro, os 20 municípios participantes debaterão as novidades do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que aconteceu em Brasília nos dias 5 a 7 de junho. Lá foram apresentadas as mais avançadas práticas de gestão, avaliação e gerenciamento de resíduos e as soluções economicamente mais compatíveis com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Os técnicos de Ibiporã, presentes em Brasília, apresentarão as metas que devem guiar as ações governamentais para o estímulo às práticas sustentáveis, em que os produtos e materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.

Além disso, o grupo pretende debater as legislações que envolvem a área, principalmente a Lei nº 12.305, de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ela contém instrumentos para o enfrentamento dos principais problemas decorrentes do manejo inadequado dos resíduos, além de prever a redução na geração dos poluentes através de hábitos de consumo sustentável, estímulo à reciclagem, reutilização dos resíduos sólidos,destinação ambientalmente adequada dos rejeitos e eliminação dos lixões.

Segundo a geógrafa do setor de Resíduos Sólidos da Sema, Mariza Pissinati, é importante que os municípios se reúnam em grupo, pois muitas dúvidas são comuns a todos. “Sabemos que ninguém está totalmente capacitado para tratar os resíduos sólidos. Estando em grupo, um participante conta para o outro as experiência bem-sucedidas aplicadas em seu município e tira dúvidas comuns. Essas ações exigem muito planejamento, tempo, capacitação e recursos e a intenção desse coletivo é aprender juntos”, disse.

Sobre o Grupo R-20

O Grupo R-20 foi instituído pelo Decreto Estadual do Paraná n° 8656, em 2013. Ele é composto por representantes municipais das 20 regiões definidas no Plano Estadual de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Londrina está na Região 5 e é considerada referência em nível estadual e nacional, por estar integrada com as novidades do setor. Fazem parte do mesmo grupo Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Jataizinho, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.

Outros debates

Londrina recebeu na segunda-feira (25) a II Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/PR) no auditório da Faculdade Pitágoras, que teve como objetivo a discussão sobre o planejamento da gestão de resíduos sólidos no Paraná, e, em especial, em Londrina e região.

Os participantes conversaram sobre o processo de planejamento da gestão de resíduos, construção civil, serviços de transporte, mineração, serviços públicos de saneamento básico, industriais e agrossilvopastoris e logística reversa. Também foram apresentados o panorama dos resíduos sólidos no Paraná, os estudos de prospecção e a escolha de cenários e as diretrizes, metas e ações do plano para Londrina e região.

Os ministrantes foram o coordenador de Resíduos Sólidos do Paraná, Vinício Buni, e os profissionais das empresas EnvEx e Engebio, que formam o consórcio responsável pela elaboração do PERS/PR juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA/PR).

A  mesma oficina acontece em Maringá; na quinta-feira (28), em Toledo; na sexta-feira (29), em Guarapuava; em 4 de julho em Ponta Grossa e finalizará no dia 5 de julho em Curitiba. Todas as informações obtidas ajudarão na elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná, que será apresentado em evento no dia 6 de agosto, em Curitiba.

Ana Paula Hedler/NC/PML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios