Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública, definiu o Paraná como 1º colocado nacional no quesito sustentabilidade ambiental. A publicação foi divulgada na quinta-feira (30), com dados referentes ao ano de 2020.

O Paraná é líder nacional em sustentabilidade ambiental no Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública. O Estado aparece como 1º lugar nesse quesito e 4º colocado na classificação geral.

A publicação foi divulgada na quinta-feira (30), com dados referentes ao ano de 2020. Na edição anterior da publicação, o Paraná configurava em 3º lugar no pilar sustentabilidade ambiental, evoluindo duas posições.

Além do ranking geral, o Centro de Liderança Pública divulgou também um relatório específico de sustentabilidade, que leva em conta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU na Agenda 2030. O relatório completo pode ser consultado AQUI.

A pesquisa tem por finalidade pautar a atuação dos líderes públicos e estimular a otimização da competitividade entre os estados, bem como estabelecer prioridades de gestão para o funcionalismo público.

O resultado final é baseado em 10 pilares separados em 68 indicadores de abrangência nacional e atualização anual. Para a composição de sustentabilidade ambiental foram analisados os indicadores de emissão de CO2, destinação do lixo, serviços urbanos, tratamento de esgoto e perda de água.

“Isso mostra que estamos no caminho certo, promovendo o desenvolvimento do Estado, mas também pensando na preservação e recuperação do meio ambiente”, destacou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

“Se o Paraná é o Estado que mais produz por metro quadrado no País, precisa ser também o que mais preserva, recupera e fiscaliza. É o tripé da sustentabilidade para garantir o futuro”, acrescentou o secretário.

ODS

No ranking de ODS, o Paraná aparece em 3º lugar geral, com destaque para os pilares consumo e produção responsáveis e vida na água, nos quais ocupa a primeira posição. No quesito cidades e comunidades sustentáveis o Estado aparece em 2º lugar.

"O Paraná apresentou a melhor pontuação nos três indicadores relacionados a resíduos urbanos, o que reflete uma importante contribuição do Estado para o alcance da meta 11.6, em prol das Cidades e Comunidades Sustentáveis. Além disso, também se destaca em primeiro lugar no ODS 14, Vida na Água”, afirmou a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), Keli Guimarães. 

De acordo com Nunes, o resultado é fruto de diversos programas desenvolvidos no Estado. “Programas de gestão de resíduos sólidos, o Rio Vivo, o Descomplica Rural, o Paraná Mais Verde e outros programas e projetos desenvolvidos pela pasta ambiental têm se mostrado uma importante ferramenta, não apenas para o cidadão, mas também para o meio ambiente do Paraná”, afirmou.

Asimp/Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.