Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Discussão realizada em Brasília faz parte de seminário para discutir Projeto de Lei

Representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e de demais órgãos ambientais estaduais participaram ontem (26), em Brasília, de seminário sobre a Política Nacional de Manejo e Controle de Queimadas, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. O seminário teve o objetivo de discutir e avaliar proposta de Projeto de Lei que será levado para aprovação.

No encontro houve troca de experiências dos estados sobre a questão e as regulamentações locais. Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos, o que se pôde notar é o protagonismo do Paraná neste tema. Ele lembra que em um dos temas debatidos no encontro o Estado é referência nacional. O Paraná foi um dos primeiros a utilizar o fogo controlado como mecanismo de controle e erradicação de espécies exóticas em Unidades de Conservação. “O uso da queima controlada nas Unidades de Conservação é tema de um capítulo no Projeto de Lei que está sendo discutido”, disse o diretor.

A Política Nacional deverá atender determinação do Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012) e tem o objetivo de promover articulação institucional para substituição de fogo no meio rural, controle de queimadas, na prevenção e combate a incêndios florestais e no manejo do fogo em áreas naturais protegidas.

Política estadual

O Governo do Paraná formou em 2016 um grupo técnico para elaborar estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais nas 68 unidades estaduais de conservação. O objetivo é desenvolver práticas de prevenção e combate a incêndios para a orientação da sociedade e promover a participação da comunidade.

Composto por profissionais da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil Estadual, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Corpo de Bombeiros, Sanepar e Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o grupo elabora planos de contingência para as unidades de conservação, ações de educação ambiental e informações para a sociedade sobre riscos dos incêndios florestais e os prejuízos sociais e ambientais.

Também há participação da Federação Paranaense de Montanhismo (Fepam) e sua brigada voluntária, de associações de montanhistas e de moradores, que estão diretamente envolvidas com as ações que envolvem a prevenção dos incêndios florestais na região do projeto-piloto.

Fogo controlado

O Paraná foi pioneiro na implantação do manejo florestal com uso do fogo controlado (ou queima prescrita) para manutenção de biodiversidade em Unidades de Conservação de forma não experimental.

A técnica é usada desde 2014 no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, e consiste na aplicação de fogo controlado em fragmentos selecionados de campos naturais para desmatar as espécies invasoras e restaurar os ecossistemas.

O objetivo do projeto é restaurar o ecossistema da Unidade de Conservação da forma mais próxima possível à época de criação do parque, na década de 1960. A técnica já apresenta resultados que apontam para a recuperação da biodiversidade dos locais onde foi aplicada. Nesses pontos foi possível constatar a presença de plantas e animais que não eram vistos há muitos anos.

Asimp/IAP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.