Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A previsão é que dentro de um mês 150 policiais militares ambientais atuem diariamente no combate às infrações ao meio ambiente também na esfera administrativa, além do processo criminal.

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPAmb-FV) vai atuar em conjunto e reforçar a fiscalização da Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A previsão é que dentro de um mês 150 policiais militares ambientais atuem diariamente no combate às infrações ao meio ambiente também na esfera administrativa, além do processo criminal.

O planejamento das ações de fiscalização foi discutido ontem (26) em reunião entre representantes do IAP e do Batalhão. O encontro por meio de vídeoconferência faz parte de uma programação elaborada para a integração entre as instituições e normatização de atos necessários para a efetiva atuação conjunta dos órgãos em campo, também na esfera administrativa.

Na prática, os policiais poderão lavrar autos de infração ambiental, além de continuarem emitindo boletins de ocorrência e de atenderem a parte criminal. Para isso, eles recebem treinamento, em conjunto com servidores do IAP, que passam por atualização.

“Daqui pra frente a população poderá presenciar ações efetivas dos policiais junto aos escritórios regionais do IAP, com mais incursões em conjunto e o uso de informações georreferenciadas de licenciamentos ambientais”, explicou o presidente do IAP, Paulino Mexia.

O encontro reuniu todos os chefes regionais do IAP e policiais de batalhões da polícia militar ambiental de todo o Estado. Foram debatidos os principais pontos do convênio já firmado em 2016 entre as instituições, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria da Segurança Pública, em 2016.

“Eu vejo avanços significativos dentro das estruturas de fiscalização ambiental. Haverá o estabelecimento de um vínculo institucional que possa colocar, dentro de um mês, 150 policiais ambientais capacitados para atuarem na parte administrativa, além da criminal, que já é realizada no dia a dia pela polícia”, disse o comandante do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, Major Manoel Jorge dos Santos Neto.

Também foram deliberadas as atuações de cada ente dentro da fiscalização ambiental, como planos de ações, lançamento de autos de infrações em sistema informatizado, instrução de processos administrativos, que deverão ser instaurados a partir da lavratura do auto de infração e trâmites processuais internos para evitar a prescrição de autos, entre outros.

Para isso, a polícia acessará os sistemas utilizados pelo IAP para fiscalização, consulta a licenciamentos e autorizações ambientais, consulta para autorizações florestais e Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A partir de agora, os representantes regionais deverão atuar em conjunto para verificar as principais demandas e planejar ações conjuntas de fiscalizações.

Asimp/IAP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.