Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O serviço já foi realizado na Avenida Arthur Thomas e na Praça Dom Pedro I; novas ações devem ocorrer semanalmente

A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) realizou, no sábado (4), o plantio de mudas de árvores próprias para arborização urbana, em Londrina. Os trabalhos foram realizados na Avenida Arthur Thomas, região oeste, e na Praça Dom Pedro I, no Jardim Shangri-la que está sendo revitalizada. O plantio das árvores mais a jardinagem dos espaços públicos estão sendo feitos por servidores da SEMA, juntamente com apenados do Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON).

Segundo o secretário municipal do Ambiente, José Roberto Behrend, o convênio do Município com o Creslon foi firmado no início de maio. “O convênio prevê a utilização dessa mão de obra na realização de diversos serviços da pasta. Isso viabilizou a participação dos seis apenados que estão trabalhando em conjunto com a equipe de plantio da SEMA”, informou.

A expectativa é que os plantios sejam realizados semanalmente em todas as regiões da cidade. “É um trabalho que será feito simultaneamente aos demais serviços e atribuições da SEMA. Para a ação de sábado (4), utilizamos mudas específicas para a arborização urbana, que são o ipê e a escova de garrafa. São utilizadas mudas com uma média de dois metros de altura, aproximadamente, e entre as espécies disponíveis também temos oiti, quaresmeira, entre outras”, citou o secretário do Ambiente.

Behrend frisou que a atuação dos apenados do Creslon contribuiu diretamente para que o plantio das árvores ocorra semanalmente. “Com essa iniciativa, conseguimos reforçar as ações de plantio. Em breve, uma nova equipe da empresa contratada pelo Município fará a erradicação das árvores e, com isso, as equipes da SEMA terão uma dinâmica ainda melhor para se concentrar nos plantios e demais serviços”, explicou.

Dentre os benefícios diretos citados pelo plantio de novas árvores pela cidade, o secretário apontou a influência no microclima. Redução da poeira e ruídos, conforto térmico e melhorias na paisagem urbana também são alguns deles.

“Nosso trabalho deve atingir toda a área urbana da cidade, com novas mudas plantadas em todas as regiões. Mas, nesse primeiro momento, a prioridade se dará nos locais em que um estudo desenvolvido pela UTFPR identificou que houve a erradicação de árvores sem o plantio na sequência. Então essas são as nossas áreas prioritárias atualmente, depois poderemos ampliar a atuação”, definiu.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.