Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As iniciativas para reutilizar resíduos descartáveis já são lei no Brasil, mas os desafios em busca da excelência ainda são muitos

Não há dúvidas de que a importância dos processos de coleta, reciclagem e reutilização de resíduos como o plástico são imprescindíveis para o futuro do planeta. Os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental estão cada vez mais difundidos na sociedade e têm estimulado pequenos empreendedores e grandes empresas a adotar planos de Logística Reversa, que promovem a reutilização ou descarte correto dos bens de consumo. Mas embora indiscutivelmente cruciais, as práticas destas iniciativas ainda reservam inúmeros empecilhos que obstruem um avanço sustentável dos processos industriais.

A Logística Reversa consiste em um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, e no Brasil é regulamentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, baseada na lei nº 12.305, que prevê a implementação de sistemas de produção e consumo consciente a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. O conceito é uma das atividades sociais e econômicas mais relevantes para a minimização do impacto industrial no meio ambiente, mas encontra desafios já nos primeiros processos da reciclagem.

Um exemplo que ilustra umas das principais dificuldades das práticas de Logística Reversa e que dificulta a reciclagem no Brasil é o fato de alguns tipos de embalagens plásticas inviabilizam o reuso de grande parte do material. “Para que a reutilização seja possível, o PET coletado e separado, por exemplo, precisa ser triturado para dar origem aos flakes que se transformarão em matéria-prima para novos produtos. Mas para passar por este processo o plástico precisa estar puro, sem resíduos de outros materiais. O que acontece, é que os rótulos que são totalmente fixados com substancias adesivas tradicionais não se separam das embalagens no processo de lavagem convencional, que é praticada na grande maioria dos processos de reciclagem e acabam contaminando todo o material que não poderá mais ser reaproveitado”, explica Soraya Bischoff, gerente do Instituto de Logística Reversa (ILOG), que atua desde 2016 auxiliando instituições de todos os portes a adotarem e desenvolverem práticas sustentáveis em cumprimento das políticas estaduais e nacionais de logística reversa a partir de parcerias com o a iniciativa privada, governos estaduais e municipais e cooperativas de catadores.

O problema acaba reduzindo, por exemplo, a quantidade de material reciclável que poderia ser reaproveitada, já que uma das alternativas é a retirada manual de cada rótulo, o que agregaria tempo e valor extra e encareceria significativamente o processo. “O ideal são os rótulos envelopados, como os encontrados geralmente em garrafinhas de água, pois se soltam facilmente durante a lavagem, eliminando a necessidade de cortar manualmente o fragmento de plástico em que estão colados, que além de ser economicamente inviável, já que o serviço precisaria ser terceirizado, ainda acaba por desperdiçar uma parcela do material”, acrescenta Soraya.

Para a especialista, uma solução definitiva, seria a conscientização e redesign sustentável por parte das indústrias. “O processo de logística reversa precisa ser entendido além do reaproveitamento. É necessário que a indústria encare o conceito como um todo, considerando toda a criação e vida útil de um produto, desde sua concepção e design até o momento em que ele é descartado. Incorporar efetivamente ações pensadas para a preservação de recursos naturais com estratégias alinhadas aos processos de reciclagem e reutilização é a chave para subtrair os empecilhos e tornar o setor empresarial sustentável mais rapidamente”, completa.

Caroline Rodrigues/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.