Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A professora Marcia Rejaine Piotto, da rede municipal de ensino, foi premiada na última quarta-feira (13), pelo projeto ‘Verde que te quero-quero: preservando o meio ambiente’. O trabalho levou o terceiro lugar no Concurso Pingo d’Água, promovido pelo Consórcio para Proteção Ambiental do Rio Tibagi (Copati).

A iniciativa foi desenvolvida ao longo do ano com os alunos do 4º ano da Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, na região leste da cidade. Segundo Marcia, a ideia surgiu depois de uma visita da turma à nascente do córrego Tico-Tico, próxima à escola, durante a qual os alunos notaram ausência de mata ciliar e grande acúmulo de lixo no local.

“Muitos dos alunos moram no entorno da nascente, sendo que alguns deles inclusive já contraíram dengue por conta dos resíduos descartados no local”, contou a professora. “A partir dessa reflexão, e das próprias experiências, eles entenderam que algo precisava ser feito”, completou.

Os alunos plantaram 50 mudas de árvores frutíferas nativas, além de realizar trabalho de limpeza no local. O projeto contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que forneceu orientações sobre os perigos oferecidos por animais como escorpiões, caramujos e mosquitos, e também da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que auxiliou na limpeza da área.

Marcia destacou que a nascente tem um papel muito importante na história da comunidade da região. “Esse trabalho de proteção e revitalização do local é uma atitude que beneficiará muito a população. Os alunos antes não percebiam a importância da nascente, mas agora eles sabem que ela pode ser transformada com ajuda deles”, frisou.

O projeto, que deve continuar em 2018, também foi premiado no Concurso Meio Ambiente - Melhores Práticas, realizado pelo Grupo Sansey durante o 15º Londrina Matsuri, e no Concurso Re(descobrindo) Práticas Sustentáveis, promovido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em outubro.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios