Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A professora Marcia Rejaine Piotto, da rede municipal de ensino, foi premiada na última quarta-feira (13), pelo projeto ‘Verde que te quero-quero: preservando o meio ambiente’. O trabalho levou o terceiro lugar no Concurso Pingo d’Água, promovido pelo Consórcio para Proteção Ambiental do Rio Tibagi (Copati).

A iniciativa foi desenvolvida ao longo do ano com os alunos do 4º ano da Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, na região leste da cidade. Segundo Marcia, a ideia surgiu depois de uma visita da turma à nascente do córrego Tico-Tico, próxima à escola, durante a qual os alunos notaram ausência de mata ciliar e grande acúmulo de lixo no local.

“Muitos dos alunos moram no entorno da nascente, sendo que alguns deles inclusive já contraíram dengue por conta dos resíduos descartados no local”, contou a professora. “A partir dessa reflexão, e das próprias experiências, eles entenderam que algo precisava ser feito”, completou.

Os alunos plantaram 50 mudas de árvores frutíferas nativas, além de realizar trabalho de limpeza no local. O projeto contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que forneceu orientações sobre os perigos oferecidos por animais como escorpiões, caramujos e mosquitos, e também da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que auxiliou na limpeza da área.

Marcia destacou que a nascente tem um papel muito importante na história da comunidade da região. “Esse trabalho de proteção e revitalização do local é uma atitude que beneficiará muito a população. Os alunos antes não percebiam a importância da nascente, mas agora eles sabem que ela pode ser transformada com ajuda deles”, frisou.

O projeto, que deve continuar em 2018, também foi premiado no Concurso Meio Ambiente - Melhores Práticas, realizado pelo Grupo Sansey durante o 15º Londrina Matsuri, e no Concurso Re(descobrindo) Práticas Sustentáveis, promovido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em outubro.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.