Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação da Universidade, que acontece no dia 13 de agosto, marca a oficialização da Universidade como um ponto permanente de coleta

Em 13 de agosto, véspera do Dia do Combate à Poluição, o câmpus de Londrina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove um drive-thru sustentável para recolher lixo eletrônico. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte correto de materiais. A ação será realizada das 9h às 17h, respeitando todos os protocolos necessários para evitar a propagação do novo coronavírus e marca a oficialização da Universidade como um ponto permanente de coleta.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que o Brasil é o maior gerador de resíduos eletrônicos (e-lixo) da América Latina e o quinto maior do mundo. Estima-se que o país gere 1,5 milhão de toneladas de e-lixo por ano, sendo que somente 3% é reciclado ou descartado adequadamente. Ao ser despejado no meio ambiente, esse tipo de material contamina o solo e a água com substâncias altamente tóxicas, o que representa um risco à saúde pública.

No drive-thru da PUCPR em Londrina, poderão ser entregues quaisquer equipamentos que tenham um plugue de tomada ou que utilizem baterias – além das próprias baterias e pilhas –, como celulares, computadores de mesa e portáteis e eletrodomésticos. Lâmpadas também serão recolhidas. 

Analista de pastoral da área de Identidade da PUCPR em Londrina, Marcos Tonasse destaca que o fato de o evento ser realizado perto do Dia do Marista, celebrado em 15 de agosto, torna a ação ainda mais significativa.

“A sustentabilidade é um dos valores maristas. Esse despertar da consciência para a ecologia integral, esse cuidado com a nossa ‘casa comum’, é muito importante. Trata-se de um esforço que deve ser compartilhado porque um mundo sustentável representa maior qualidade de vida e bem-estar para todos nós e para as futuras gerações”, afirma.

Todo o material coletado no câmpus será encaminhado a uma empresa habilitada e certificada para fazer a reciclagem do e-lixo de forma correta. Quem comparecer vai receber uma muda de tempero – cebolinha, salsinha ou manjericão – em agradecimento, simbolizando o ciclo positivo da reciclagem.

Asimp/PUCPR Londrina

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.