Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Universidade é Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de e-lixo desde o ano passado 

Nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Londrina (Avenida Jockey Club, 485 - Vila Hípica) promove o segundo mutirão para recebimento de lixo eletrônico, o e-lixo. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) estimam que o Brasil descartou, apenas em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de e-lixo – destes, menos de 3% foram reciclados e uma das razões é porque as pessoas desconhecem os pontos de coleta. 

A Universidade é um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na Zona Oeste de Londrina desde 2020 e promove um mutirão a cada dois meses para incentivar a comunidade a fazer o descarte correto do material. A próxima ação é na sexta (12), quando os voluntários da PUCPR Londrina recebem o lixo eletrônico no sistema drive-thru, das 9h às 17h, no estacionamento da Universidade. Quem não puder ir nesse dia, também pode levar o resíduo em outras datas, em horário comercial. 

Para grandes volumes ou quantidades, é necessário realizar agendamento no Departamento de Identidade da PUCPR. Todo o material coletado será encaminhado para uma ONG de Londrina habilitada a realizar de forma correta a reciclagem do e-lixo. 

Lixo eletrônico  

Uma pesquisa divulgada em setembro (Radar/Green Eletron) mostrou que pelo menos 33% dos mais de 2 mil entrevistados acreditam que lixo eletrônico se refere a lixo digital (spam, e-mails, fotos ou arquivos). E entre os que responderam saber do que se trata, 51%, não sabiam que as lâmpadas também são consideradas e-lixo. Então, o que é considerado Resíduo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE)?  

Lixo eletrônico, e-lixo ou REEE é qualquer aparelho ou equipamento com plugue de tomada (eletrônicos) ou que utilize baterias – além das próprias baterias e pilhas – como celulares, computadores de mesa ou portáteis (laptops) e eletrodomésticos, inclusive todos dos tipos de lâmpadas, lanternas e balanças elétricas ou eletrônicas.  

Asimp/PUC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.