Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Municípios paranaenses que ajudaram na construção do documento participarão do encontro em Curitiba

Nesta quinta-feira (30), das 8h30 às 17h30, os municípios paranaenses estarão reunidos em Curitiba para a apresentação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS/PR), que acontecerá no Centro de Eventos do IEP, na Rua Emiliano Perneta, 174, no centro.
O documento aborda o planejamento da gestão de resíduos sólidos urbanos, de saúde, construção civil, transporte, saneamento, industriais e agrossilvopastoris, elencando as metas de curto, médio e longo prazo, que valerão para os próximos 20 anos. Além disso, ele traz instrumentos para o enfrentamento dos principais problemas decorrentes do manejo inadequado dos resíduos, além de prever a redução na geração dos poluentes através de hábitos de consumo sustentável, estímulo à reciclagem, reutilização dos resíduos sólidos, destinação ambientalmente adequada dos rejeitos e eliminação dos lixões.

O secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues, estará na apresentação do PERS/PR e, segundo ele, o plano é de extrema importância para os municípios, pois terá força de lei e deverá ser implantado nos municípios paranaenses. Além disso, ele traz o diagnóstico técnico da situação dos municípios paranaenses e as metas que todos devem cumprir.

Durante o Seminário Final do PERS/PR serão apresentadas as diretrizes que os municípios deverão seguir para obterem avanços na área, além da liberação de recursos para efetivarem suas ações com a ajuda do Estado. Para sua elaboração, os 399 municípios do estado participaram de fóruns, encontros técnicos e oficinas, em que os representantes das secretarias municipais de Ambiente apresentaram as sugestões, fizeram críticas e análises sobre a viabilidade de diversas ações e políticas.
Segundo a geógrafa do setor de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Mariza Pissinati, as informações para a elaboração do plano foram captadas pelos meios que já existem nos órgãos públicos do Paraná, como o IAP, Embrapa, IBAMA, Prefeituras e outros, além da análise de questionários que foram aplicados aos gestores públicos, visita in loco em 66 municípios, em seus aterros, cooperativas de tratamento de resíduos sólidos e empresas que trabalham com ações de retorno de resíduos.

“Os organizadores estiveram nos municípios que são os principais geradores de resíduos sólidos do estado, com isso montaram a primeira oficina regional, fizeram a correção dos dados e a partir do Plano de Metas e Ações apresentaram o diagnóstico da situação e chegaram a conclusão que aterros individuais em cada município são inviáveis e essas considerações foram levadas também para os debates no Grupo R20. Nós amadurecemos a ideia e vimos que em grupo os debates se fortalecem, todos falam a mesma língua e conseguimos avançar”, disse a geógrafa.

Um exemplo citado por ela em relação aos avanços na área é o projeto de logística reversa para lâmpadas, em que a ideia é instalar em Londrina 50 pontos de coletas. Até o momento, 36 já foram instalados com a parceria estabelecida com a Associação RECICLUS.

A geógrafa representará Londrina durante o evento desta quinta-feira juntamente com o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues e o assessor técnico-administrativo e chefe do setor de Resíduos Sólidos, Gerson Galdino.

O Plano foi elaborado por profissionais das empresas EnvEx e Engebio, que formam o consórcio responsável pela elaboração do PERS/PR juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA/PR) e a participação dos municípios. O PERS/PR está estabelecido pela Lei nº 12.305, de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.