Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Meio Ambiente 07/07/2017  09h09

Secretária do Ambiente debate ações para cidades sustentáveis

Município de Londrina assinou documento que o torna integrante do Clube dos 10 Municípios a implantarem o ISO 37.101

Na última semana, a secretária municipal do Ambiente, Roberta Silveira Queiroz, esteve em viagem a Hangzhou (República Popular da China), para apresentar as experiências executadas em Londrina e debater ações e políticas em prol do desenvolvimento sustentável.

A apresentação fez parte das atividades organizadas pela International Organization for Standardization (ISO), Association Francais de Normalisation/Associação Francesa de Normalização (AFNOR) e pelo Município de Hangzhou, nos dias 29 de junho a 1º de julho. Ao todo, estiveram presentes líderes mundiais do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, França, Marrocos, Arábia Saudita, Cazaquistão, de sete cidades da República Popular da China e do Brasil.

Juntos eles discutiram as novas diretrizes internacionais para o desenvolvimento sustentável e assinaram o documento que os colocam como integrantes do Clube dos 10 Municípios a implantarem o ISO 37.101. A nova norma desenha um padrão para o desenvolvimento sustentável com certificação internacional de cidades inteligentes segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, através dele é possível padronizar as ações sustentáveis e de gestão pública que podem ser aplicadas em todas as cidades do mundo, além de se pensar iniciativas de preventivas. “Foi uma experiência muito boa ter participado desse encontro e ter feito contato com representantes de outros países. O ISO 37.101 ainda está em inglês e será traduzido para o português. Depois que a plataforma de interação com os países estiver em funcionamento poderemos trocar diversas informações e conhecimentos”, explicou.

Durante o evento, os municípios também se comprometeram a colaborar tecnicamente entre si, repassarem informações sobre tecnologias, apoio institucional e experiências bem-sucedidas para o desenvolvimento sustentável e boas práticas, e a desenvolverem seminários e encontros internacionais. Os representantes participaram de visitas técnicas por diversas empresas e locais públicos de Hangzhou, que tem mais de 2.500 anos e é considerada uma das cidades mais sustentáveis da China e do mundo.

O convite para participar deste encontro mundial adveio do lançamento do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) finalizado pela Prefeitura de Londrina em 24 de maio de 2017, e que contou com a presença do secretário-executivo, para América do Sul, do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, Rodrigo de Oliveira Perpétuo, e do gerente de mudanças climáticas do órgão, Igor Reis de Albuquerque. A viagem da secretária do Ambiente foi toda custeada pelo ICLEI.

Além deste convite, a Secretaria Municipal do Ambiente foi convidada para participar da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas - Conference of the Parties (COP 23), que acontecerá em Bonn, na Alemanha, do dia 6 a 17 de novembro.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios