Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na última semana, a secretária municipal do Ambiente, Roberta Silveira Queiroz, esteve em viagem a Hangzhou (República Popular da China), para apresentar as experiências executadas em Londrina e debater ações e políticas em prol do desenvolvimento sustentável.

A apresentação fez parte das atividades organizadas pela International Organization for Standardization (ISO), Association Francais de Normalisation/Associação Francesa de Normalização (AFNOR) e pelo Município de Hangzhou, nos dias 29 de junho a 1º de julho. Ao todo, estiveram presentes líderes mundiais do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, França, Marrocos, Arábia Saudita, Cazaquistão, de sete cidades da República Popular da China e do Brasil.

Juntos eles discutiram as novas diretrizes internacionais para o desenvolvimento sustentável e assinaram o documento que os colocam como integrantes do Clube dos 10 Municípios a implantarem o ISO 37.101. A nova norma desenha um padrão para o desenvolvimento sustentável com certificação internacional de cidades inteligentes segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, através dele é possível padronizar as ações sustentáveis e de gestão pública que podem ser aplicadas em todas as cidades do mundo, além de se pensar iniciativas de preventivas. “Foi uma experiência muito boa ter participado desse encontro e ter feito contato com representantes de outros países. O ISO 37.101 ainda está em inglês e será traduzido para o português. Depois que a plataforma de interação com os países estiver em funcionamento poderemos trocar diversas informações e conhecimentos”, explicou.

Durante o evento, os municípios também se comprometeram a colaborar tecnicamente entre si, repassarem informações sobre tecnologias, apoio institucional e experiências bem-sucedidas para o desenvolvimento sustentável e boas práticas, e a desenvolverem seminários e encontros internacionais. Os representantes participaram de visitas técnicas por diversas empresas e locais públicos de Hangzhou, que tem mais de 2.500 anos e é considerada uma das cidades mais sustentáveis da China e do mundo.

O convite para participar deste encontro mundial adveio do lançamento do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) finalizado pela Prefeitura de Londrina em 24 de maio de 2017, e que contou com a presença do secretário-executivo, para América do Sul, do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, Rodrigo de Oliveira Perpétuo, e do gerente de mudanças climáticas do órgão, Igor Reis de Albuquerque. A viagem da secretária do Ambiente foi toda custeada pelo ICLEI.

Além deste convite, a Secretaria Municipal do Ambiente foi convidada para participar da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas - Conference of the Parties (COP 23), que acontecerá em Bonn, na Alemanha, do dia 6 a 17 de novembro.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.