Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Gerência é específica para cuidar dos unidades de conservação, como o Parque Municipal Arthur Thomas e Parque Ecológico Municipal Daisaku Ikeda

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) divulga o balanço das ações realizadas no ano de 2021. A pasta obteve diversas conquistas ao longo dos últimos 12 meses, como a criação da Gerência de Parques e Biodiversidade, que centralizou as questões relacionadas à biodiversidade de forma ampla no município.

A nova gerência atua na gestão das unidades de conversação, como o Parque Municipal Arthur Thomas e Parque Ecológico Municipal Daisaku Ikeda, e de outras áreas de interesse de criação de parques municipais. Também faz a gestão da fauna silvestre nestes espaços, o que envolve o manejo, avaliação da qualidade ecológica e recaptura dos animais que fogem destas unidades de conservação.

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Deber Siena, destacou que a nova gerência foi criada para suprir uma necessidade do Município, que conta com duas unidades de conservação e não havia um setor específico voltado para cuidar destes locais. “Agora, com esta gerência, temos um biólogo responsável por estas áreas”, apontou.

E por meio da Gerência de Parques e Biodiversidade, estão em andamento diversos projetos, voltados, por exemplo, a parcerias com empresas privadas para o uso das áreas, divulgação e ampliação do conhecimento sobre a área ambiental. As iniciativas também incluem realização de diversas atividades relacionadas ao interesse ecológico do município, ligadas à poluição difusa nos lagos e degradação ambiental; busca por recursos para a área, promoção do ecoturismo e pesquisa científica.

A Sema também registrou um grande avanço relacionado à preservação do meio ambiente. No ano de 2021, foram plantadas 11.870 novas árvores em toda a cidade. A pasta executou 4.483 podas, com equipe própria, e 3.497 erradicações após análise técnica de risco. Além disso, 3.950 mudas foram doadas pelo Viveiro Municipal Maria Cristina Ferraz Bonato, local que produz e recebe mudas de árvores decorrentes de compensações ambientais e eventualmente produz flores.

Para o secretário municipal, no ano de 2021 houve uma evolução no plantio de novas árvores e na erradicação de árvores que necessitavam deste trabalho e estavam com solicitações acumuladas. “Para cada retirada, plantamos o equivalente a 3,3 árvores. Isso é um grande avanço na cidade, porque atuamos para evitar danos relacionados à queda de árvores enquanto preservamos o meio ambiente com os novos plantios”, contou.

A Sema também emitiu 663 licenças ambientais – documento, com prazo de validade definido, em que o órgão ambiental estabelece regras, condições, restrições e medidas de controle ambiental a serem seguidas pelas empresas.  Até 2019, o prazo médio para emissão do documento era de 50 dias. Com a pandemia, houve uma redução na quantidade de pedidos de licenciamento, que diminuiu a média de prazo para 30 dias.Também foram feitas 4.032 fiscalizações ambientais, relacionadas ao descarte irregular de resíduos, corte e poda de árvores, poluição atmosférica, queimadas, poluição sonora e danos ambientais.

“Para 2022, apostando numa melhora da atual situação pandêmica, espera-se que o número de pedidos de licenças aumente. Vale lembrar que o prazo é contado a partir da apresentação correta e completa da documentação necessária. Com relação às fiscalizações, estamos atuando no combate a todas atividades que competem a fiscalização da Secretaria”, frisou Siena.

O balanço da Sema apontou várias conquistas relacionadas à causa animal. Por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, foram resgatados 192 animais por abandono e/ou maus tratos; atendidas 799 denúncias de maus-tratos a animais e 23 animais foram adotados. Também foram distribuídas 8,55 toneladas de ração pelo Programa Banco de Ração, política pública do Município que visa captar doações de ração, dentre outros itens para animais, e promover a sua distribuir para as entidades e protetores de animais previamente cadastrados.

“Sabemos que o trabalho da Diretoria de Bem-Estar Animal ainda está iniciando, mas dentro da nossa expectativa temos tentado, cada vez mais, avançar. Acreditamos que o ano de 2022 será melhor do que o anterior e a população pode ter certeza de que com a administração do prefeito Marcelo Belinati vamos cumprir as metas que foram propostas para a área”, afirmou o secretário.

No ano passado, a Secretaria também fez 39 ações de Educação Ambiental – com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos problemas ambientais, para que busque a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade – e 12 materiais educativos, como folders, vídeos e cartilhas digitais.

Ainda em 2021, foi elaborado o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), com apoio de outras secretarias e órgãos municipais. Entre os benefícios de se ter um plano municipal implementado estão a redução dos custos com a gestão de resíduos, diminuição da poluição ambiental (do solo, da água e do ar); conservação de matérias-primas; economia de recursos públicos (que com o planejamento correto evitam o desperdício); melhor articulação entre as instituições e serviços públicos que lidam com a área; aumento da oportunidade de negócios e empregos; uma cidade mais limpa, saudável e sustentável.

Além disso, foram realizados seis drive-thrus da reciclagem, que deram a destinação correta para 18,7 toneladas de lixo eletrônico, 1,6 toneladas de roupas e tecidos, 68 kg de pilhas e baterias, 377 litros de óleo vegetal usado e 102 kg de placas de raio-x.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.