Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ncom/PML

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria do Ambiente (Sema), promoveu no último mês uma fiscalização em todas as construções que margeiam os lagos Igapó 1, 2, 3 e 4. Além das obras, foram verificados também condomínios residenciais e empresas de lava-rápido que se encontram em região próxima ao lago Igapó. O motivo da fiscalização é que foi identificada uma quantidade de água residual no lago. Postos de combustíveis de toda a cidade também foram vistoriados.

O gerente de fiscalização da Sema, Luiz Campanhã Filho, contou que 29 condomínios residenciais foram verificados, e a principal orientação dada a eles é em relação a utilização de ácidos na lavagem das calçadas. As construtoras, empresas de lava-rápido e postos de combustíveis têm na falta de canaleta para drenagem de água residual e na ausência ou falta de manutenção da caixa de retenção de lama e óleo, os principais motivos de notificação. Alguns postos também apresentaram problemas de documentação, como a falta do alvará de licença de funcionamento da Prefeitura. Dos 71 postos verificados até agora, 54 receberam notificações.

Foram aplicadas duas multas no valor de R$ 10 mil, uma em uma construtora e outra em um condomínio residencial por poluição ao lago Igapó. Campanhã  Filho explicou que a intenção é continuar a fiscalização. “Queremos chegar aos 100% de estabelecimentos verificados. A demanda de serviços da Sema é grande, e em certos momentos temos problemas pontuais que precisam ser atendidos, como desmatamentos e poluição. Mas o trabalho é contínuo e não tem data para acabar.”

A proibição de despejo de água residual nas redes coletoras de água pluviais está prevista no Código Ambiental do Município. Para aqueles que desejam denunciar irregularidades, podem telefonar das 12h às 18h, no 3372-4757 ou 24 horas no disque denúncia da Guarda Municipal, o 153.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios