Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nova portaria aumenta o número de  critérios para o corte de árvores internas; objetivo é garantir a preservação do maior número de espécies e árvores nativas

A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) divulgou ontem (10), a utilização da Portaria 3, de 12 de março 2012, que estabelece os procedimentos para a erradicação de árvores em áreas internas. A nova portaria vem substituir a Lei Municipal 6.858/96 e aumenta o número de critérios para avaliação da necessidade do corte de árvores em terrenos públicos e particulares.

O objetivo da nova portaria é garantir a preservação de um maior número de espécies e de árvores nativas. Segundo a Portaria 03/2012 é obrigação da Secretaria do Ambiente realizar o corte de árvores em terrenos públicos municipais, quando for necessário. Os técnicos da SEMA também emitem o parecer sobre a necessidade ou não do corte em terrenos particulares, mas não realizam o corte nesses casos.

De acordo com o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, a portaria visa regulamentar a erradicação de árvores em áreas internas e traz novidades como a medida da altura das mudas a serem doadas, que pode ser de 2,20 metros ou 1,50 metros de altura.

A avaliação dos técnicos da SEMA leva em consideração a quantidade de árvores a serem erradicadas e o tipo das árvores - que podem ser exóticas, nativas, ou nativas em extinção. Se a quantidade a ser erradicada for de até 10 árvores, a compensação ambiental se dá através da doação de mudas, sendo 40% para o plantio em locais determinados pela Secretaria e 60% em doações de mudas para o Viveiro Municipal.

A tabela de referência para o número de mudas a serem doadas está disponível na Portaria 03/2012. Os interessados podem tirar dúvidas através do e-mail areas.verdes@londrina.pr.gov.br ou pelos telefones 3372-4762 ou 3372-4763. Desde o início da administração do prefeito Barbosa Neto foram plantadas 89 mil mudas de árvores e 350 mil mudas de flores em Londrina.

(NC/PML)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.