Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e a entidade japonesa Hyogo Prefectural Institute of Environmental Science (HIES) consolidaram nesta quarta-feira (3) uma parceria que prevê o desenvolvimento de um projeto para o monitoramento da qualidade da água nos rios da região de Londrina. 

Com sede na província de Kobe, a HIES atua na área de pesquisa científica e mantém um convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina. O novo projeto, que também conta com a participação da UTFPR, tem como objetivo avaliar a qualidade da água por meio de diversos parâmetros fisioquímicos e biológicos, o que resultará em informações importantes para a boa gestão dos recursos hídricos da região. 

Os japoneses e a universidade já desenvolvem algumas pesquisas, cujos primeiros resultados foram apresentados ao secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk.

“Essa iniciativa é muito positiva para o Estado, por isso determinei que a Coordenadoria de Recursos Hídricos e Atmosféricos (CRHA) articulasse essa parceria, procurando envolver não só as demais autarquias, como também a UTFPR, Sanepar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, afirmou Iurk, que recebeu a proposta do diretor da HIES, Jiro Eiho. 

“Parcerias como esta, envolvendo agências internacionais, universidade e governo, contribuem para a gestão dos recursos hídricos, principalmente neste momento em que o sistema Sema vem trabalhando para a consolidação dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Reiteramos que o governo tem interesse na democratização das informações que serão repassadas para toda a sociedade”, disse Eduardo Gobbi, coordenador de Recursos Hídricos e Atmosféricos, que também participou do encontro.

(AEN/PR)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios