Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal do Ambiente iniciou, na manhã desta quinta-feira (14), a limpeza do Córrego Lindóia, no trecho compreendido na Chácara dos Irmãos Moura, que fica na extensão da Avenida Maritacas (zona leste da cidade).

No local, uma grande quantidade de garrafas plásticas, galhos e outros dejetos estavam obstruindo o fluxo normal de água do córrego, criando uma espécie de barragem. Acredita-se que estes entulhos foram levados durante as fortes chuvas de janeiro deste ano. A área é considerada pequena, pois mede 3 metros de comprimento e tem a largura aproximada de uma rua.

Após uma denúncia, os técnicos da Secretaria do Ambiente e funcionários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) estiveram no local e avaliaram as ações que deveriam ser realizadas. De acordo com a secretária do Ambiente, Liane Aparecida Lima, os profissionais da Prefeitura estimam que será necessário recolher até dois caminhões de sujeira do córrego e de suas margens.

“Estivemos ontem no local e constatamos que a área precisa ser limpa, pois as garrafas e o lixo estão impedindo o fluxo normal de água. Este trabalho deve levar o dia todo para ser finalizado. Esperamos que a população se conscientize sobre o descarte correto do lixo, principalmente, porque já tivemos fortes chuvas este ano, que ocasionaram bastante estragos e porque há o risco da proliferação do mosquito que transmite a dengue. Nós vamos limpar toda a área, mas contamos com a ajuda da população no descarte correto de garrafas, pneus, sucatas e outros objetos”, explicou Liane.

Durante a inspeção do Córrego Lindóia, os técnicos da Prefeitura verificaram o abandono de uma área particular localizada nas proximidades dos trabalhos. No terreno, que está em uma Área de Preservação Permanente (APP), foram encontradas sucatas, pneus, e carcaças de veículos e equipamentos despejados de forma irregular.

Segundo a secretária da Sema, o proprietário do imóvel será notificado ainda nesta quinta-feira (14) e terá 15 dias para se manifestar a respeito e retirar os entulhos. Se, passado o prazo determinado, o cidadão não retirar o lixo, ele será autuado pela Sema.

A limpeza das margens do Córrego e a retirada do lixo encontrado na água é uma ação da Secretaria do Ambiente em parceria com a CMTU, que cedeu os caminhões e dará o destino correto aos entulhos. 

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.