Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ncom/PML

Protocolo de intenções do termo de referência foi  assinado por Gerson Araujo , no Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon (Ncom/PML)O prefeito de Londrina, Gerson Araujo, assinou na sexta-feira (30) o  protocolo de intenções do termo de referência que norteará o plano de manejo do Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon, o bosque central. O termo foi elaborado pelos técnicos da Secretaria do Ambiente (Sema) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma).

Gerson Araujo fez questão de exaltar a importância do momento. “Fico extremamente feliz de poder estar na posição de prefeito hoje. É a partir desse momento que o nosso bosque terá mais vida, um momento de união entre sociedade civil, ONGs, poder público e a população da cidade. Estamos tomando providências para que o bosque seja revitalizado. Espero que ele volte a ser um local que o londrinense tenha vontade de visitar.”

O secretário do Ambiente, Gilmar Domingues, reforçou a fala do prefeito. Ele explicou que a Sema estudou cada aspecto com muito cuidado e a intenção agora é realizar um diagnóstico aprofundado sobre as questões relativas ao bosque, chamando a população para participar da discussão. “O momento é ideal para discutir ‘O Bosque que queremos’, ouvindo a comunidade do entorno e seus usuários, que vivenciam diariamente os problemas e benefícios do bosque.“

Uma vez pronto o plano de manejo, que compreende aspectos ambientais e sociais, será aberto um edital para concorrência de empresas interessadas em executá-lo. De acordo com o secretário, entre as ações está um levantamento qualitativo e quantitativo das espécies arbóreas nativas e exóticas existentes no bosque central e do seu estado fitossanitário. “Vamos considerar a chance de queda de árvores de grande porte localizadas no bosque, pondo em risco a população que transita no local, sendo possivelmente necessário, o manejo gradativo e racional das espécies existentes no local. Será levada em conta também a questão estética, com a implantação de medidas de rearborização paisagística em toda a área.”

A empresa que vencer a concorrência e ficar responsável pela execução do plano de manejo, terá também que disponibilizar uma equipe para realizar ações de educação ambiental permanente no Bosque. “Quando for ocorrer a concorrência a partir do edital, a empresa já terá que explicitar suas propostas para ações de educação ambiental. Existe muito lixo jogado no local, é uma questão que necessariamente passa pela educação e que a população carece de uma resposta”, explicou Domingues.

Gilmar Domingues lembrou a importância do local. “O bosque é um patrimônio cultural, ambiental e recreativo. Há muito tempo as pessoas vão até lá, levam seus filhos. Crianças praticam esportes, amigos passam tardes dentro das suas instalações. É esse potencial que queremos resgatar e desenvolver ainda mais.”

A promotora do Meio Ambiente, Solange Vicentin, destacou a sensibilidade da administração municipal para lidar com o assunto. “Agradeço e estou satisfeita com a presença de espírito do secretário Gilmar Domingues e do prefeito Gerson Araujo em prover os cuidados necessários para esse espaço lindo que é o bosque. As pessoas passam, mas o bosque fica. Quanto mais o preservarmos, mais ele contará nossa história para os nossos filhos e netos.”

O advogado Camilo Viana representou as ONGs na solenidade. “Estamos orgulhosos em fazer parte desse momento. Lutamos juntos para a manutenção desse monumento que é o bosque. A Prefeitura está fazendo sua parte para torná-lo um espaço bonito e agradável para a comunidade. O prefeito tomou uma decisão que representa uma medida real para a recuperação desse espaço. É um presente para Londrina.”

Estiveram presentes na solenidade membros do Consemma, representados por João Batista das Águas; ONGs ambientais como a Ong MAE e o movimento Ocupa Londrina, representados por Camilo Viana e Guto Rocha; a promotora do Meio Ambiente, Solange Vicentin; a representante do Instituto Ambiental do Paraná, Raquel Vicente e secretários municipais.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios