Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empresas e cidadãos comuns poderão se desfazer de qualquer quantidade de pneumáticos durante a campanha

A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) promoverá no dia 10 de novembro, das 9h às 16h, uma ação de coleta de pneus usados e que não têm mais utilidade. Os interessados em se desfazer, gratuitamente, desses materiais, deverão leva-los à sede da SEMA, que fica no Parque Municipal Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155, Jardim Piza). A ação acontecerá no estacionamento da secretaria.

A campanha será realizada em parceria com a empresa Xibiu Comércio e Reciclagem de Pneus, de Araucária, região metropolitana de Curitiba. Na ocasião, os profissionais da empresa especializada na coleta e destinação de pneus inservíveis receberão os pneus de todos os tipos, como de bicicletas, motocicletas, carros de passeio, carriolas, ônibus, caminhões e de caminhonetes, independentemente do estado em que eles se encontrarem. Os únicos pneumáticos que não serão aceitos são aqueles usados em tratores e equipamentos agrícolas.

A geógrafa da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA), Mariza Pissinati, explicou que o objetivo é garantir o destino correto para pneus que estão armazenados em borracharias, oficinas, condomínios, assim como para aqueles que são encontrados em áreas irregulares, como nos fundos de vale, terrenos baldios e calçadas, por exemplo. “Podem participar da campanha pessoas físicas e jurídicas, como concessionárias de veículos, borracheiros, pequenos geradores e cidadãos comuns, com qualquer quantidade de pneus. Nossa intenção é contribuir para o descarte correto desses materiais, conforme determina a Resolução 416/2009, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)”, ressaltou.

Atualmente, o descarte regular de pneus é feito em um barracão privado, localizado na Rua Dolores Peralta, 68-B, no Parque Waldemar Hauer. Neste caso, há custo do gerador. Por isso, é comum que pequenos geradores armazenem pneus até encontrarem uma oportunidade de descarte correto. “Como normalmente há um custo para o desfazimento dos materiais, sabemos que, muitas vezes, as pessoas acabam fazendo o descarte incorreto e é isso que queremos evitar”, lembrou a geógrafa da SEMA.

Os pneus recolhidos nesta ação serão triturados e utilizados como material energético para indústrias cimenteiras da região de Curitiba. Essa será a segunda campanha que a SEMA realiza em Londrina para a coleta de pneus inservíveis. Na primeira oportunidade, realizada em fevereiro de 2019, foram coletados 3.691 pneus.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.