Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serviço atende áreas em todas as regiões de Londrina; já o trabalho de destoca somou 1.500 tocos removidos com novas mudas plantadas no lugar

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), atua regularmente, com diferentes frentes de trabalho, prestando serviços para preservar e cuidar das áreas verdes de Londrina. Dentre os trabalhos de manejo permanente de arborização, estão as ações de erradicação de árvores comprometidas, que, de janeiro de 2020 até janeiro de 2021, permitiram a remoção de 4 mil unidades em todas as regiões. Apenas em janeiro deste ano, foram contabilizadas 324 erradicações de árvores.

As intervenções abrangem a retirada de árvores nas calçadas, vias, praças e demais espaços públicos, além de áreas residenciais e particulares. As árvores só podem ser erradicadas após vistoria técnica e análise da SEMA, levando em conta uma série de fatores, conforme cada caso. Para todos, a autorização do órgão competente é sempre obrigatória, sendo passível de multa o corte feito em desacordo com as exigências e dispositivos legais. Mais informações estão disponíveis na página da SEMA, no portal da Prefeitura.

A erradicação, bem como todas as outras desenvolvidas pela SEMA neste contexto – plantio, poda, distribuição de mudas – continuam sendo realizadas em campo por equipes terceirizadas e próprias, mesmo durante o período de pandemia do novo coronavírus. Para isso, os cronogramas foram adaptados em respeito às medidas de segurança e sanitárias.

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Deber Siena, enfatizou que a erradicação de árvores condenadas, principalmente de porte maior, demandam um planejamento próprio para cada tipo de ação. “Muitas vezes é necessário utilizar maquinário de grande porte para proceder as remoções, bloquear vias de trânsito, e avaliar o melhor horário para a execução. Isso exige organização e alinhamentos junto às empresas terceirizadas e órgãos como a CMTU, por exemplo. A erradicação é um serviço de grande importância para a cidade e em prol do meio ambiente, necessário para garantir a segurança da população e da natureza. Os trabalhos respeitam todo um plano de arborização que a SEMA tem para Londrina”, destacou.

Atualmente, a erradicação ocorre por meio de empresas terceirizadas e equipe própria da SEMA, em parceria conveniada com o Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON).

Buscando otimizar as remoções de árvores de pequeno porte, com menos de 8 metros de altura, a SEMA deverá formalizar, em breve, um novo contrato para realizar estes trabalhos de erradicação. A intenção é reduzir o tempo de atendimento desses serviços. Para isso, foi aberto um edital de credenciamento e, no momento, ocorre a análise da documentação da empresa que apresentou proposta.

Destoca – Outro serviço importante, implantado pela atual gestão da Prefeitura de Londrina, é a remoção de tocos e replantio de árvores. Esta ação teve início em janeiro de 2020, sendo que o Município não contava com esse tipo de serviço há mais de 15 anos. A remoção de tocos é realizada por uma empresa terceirizada, e para cada unidade removida é feito o plantio de uma nova em seu lugar.

De janeiro de 2020 até fevereiro de 2021, foi possível executar a destoca de 1.500 árvores na área urbana. “Este trabalho garante mais segurança e acessibilidade aos cidadãos. A destoca é feita naquelas árvores já estão deterioradas, para cair, ou que já foi cortada, podendo danificar calçadas, obstruir a passagem das pessoas e provocar riscos e dificuldades nas áreas mais movimentadas. O ponto principal, além da remoção, é a renovação da área verde nesses locais, que ganham vida nova com o replantio das árvores na área urbana. A SEMA avalia cada ponto a ser trabalhado, verificando se há a necessidade real ou não de eliminar o toco de árvore para promover sua substituição”, disse.

Solicitações

Os interessados em solicitar a erradicação de árvores ou obter informações sobre outros serviços prestados (poda, arborização, Viveiro Municipal) podem entrar em contato pelo e-mail areas.verdes@londrina.pr.gov.br. O telefone para contato é o 3372-4762.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.