Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por meio das atividades, a Prefeitura de Londrina está promovendo a sensibilização sobre os benefícios da arborização na cidade

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Árvore. Para comemorar a data, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONSEMMA), está promovendo diversas atividades em prol da arborização urbana e rural, na chamada Semana da Árvore. As ações ocorrem em variados locais de Londrina e são realizadas tanto pelos profissionais da Educação Ambiental quanto pela Diretoria de Áreas Verdes, ambos do SEMA.

Os eventos se dividem entre visitas ao Parque Arthur Thomas e ao Viveiro Municipal; distribuição de muda de árvores para a população; conhecimentos levados a escolas por meio da Biblioteca Móvel e do projeto Ecocidadão; plantio de árvores pela cidade; além de uma campanha de sensibilização nas redes sociais.

De acordo com o Secretário do Ambiente, José Roberto Behrend, o objetivo da Semana da Árvore é sensibilizar as pessoas por meio de questões voltadas à importância das árvores. “A arborização ajuda no conforto da população e melhora a qualidade de vida em todos os aspectos. O dia da árvore é importante justamente pra marcar esta data e conscientizar a população sobre a importância da arborização. Um dos objetivos desta semana é que as pessoas também busquem se engajar através de ações de plantio”, contou.

As atividades tiveram início na segunda-feira (16) e ocorrerão até sábado (21). Confira a programação:

Segunda-feira (16) – Enquanto a Escola Municipal Suely Ideriha recebeu  a Biblioteca Móvel, um ônibus itinerante repleto de livros, revistas e vídeos com temática ambiental, a Fundação Bradesco, de Paranavaí, monitorada por agentes da SEMA, visitou o Parque Arthur Thomas e conheceu a importância desta unidade de conservação ambiental.

Terça-feira (17) – Três eventos ocorreram ontem relacionados à Semana da Árvore. Pela manhã, a Escola Municipal Professor Juliano Stinghen fez uma visita monitorada ao Parque Arthur Thomas. Já às 14h, a Biblioteca Móvel esteve novamente em atividade e foi até a Escola Municipal Nina Gardemann. Já no período noturno, às 19h,  a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professora Mari Carrera Bueno realizou uma atividade pelo projeto Ecocidadão, o qual está em vigor desde o início do ano e nesta semana irá trabalhar a temática da arborização.

Quarta-feira (18) – Neste dia, mais dois eventos estão marcados para às 14h. A Biblioteca Móvel vai à Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior e será realizada uma visita monitorada do Ceebeja Herbert de Souza ao Viveiro Municipal, com ensinamentos sobre o conhecimento das espécies que são cultivadas no local e as que são mais adequadas para a área urbana.

Quinta-feira (19) – Na quinta-feira, às 14h, a Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior recebe, novamente, a Biblioteca Móvel em seus portões. No mesmo horário, o Colégio Estadual Margarida Barros Lisboa percorre o Parque Arthur Thomas junto com agentes da SEMA. Às 15h30, o EJA da Escola Municipal Professora Mari Carrera Bueno tem mais uma aula pelo projeto Ecocidadão.

Sábado (21) – O último dia da Semana da Árvore contará com diversas ações na cidade, incluindo plantios de mudas.  Pela  manhã, no Lago Igapó IV, na Avenida Leste Oeste e em mais um lugar a ser definido, haverá o plantio de mudas junto ao Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), à Arbo Imóveis e à Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ANPEA), respectivamente. Já à tarde, na abertura dos Jogos Escolares de Londrina, no Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortez (Moringão), será feito também plantio de árvores.

No Dia Nacional da Árvore também é celebrado o Dia Mundial sem Carro. Na data, a SEMA participa das ações promovidas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), em benefício do meio ambiente, na Avenida Higienópolis, das 9h às 17h. No local serão distribuídas mudas de resedás, oitis, ipês, quaresmeiras, dedaleiros e canelinhas para a população. As plantações deverão ser efetuadas em áreas públicas.

Campanha de sensibilização

A Semana da Árvore também está promovendo uma campanha nas redes sociais até o dia 31 de setembro. Iniciada ontem, segunda-feira (16), a ação tem por objetivo  mobilizar as pessoas a postarem fotos e vídeos na internet com a #semanadaarvorelondrina2019, em atos de boas ações relacionados às árvores na cidade.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.