Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Thiago Mossini/Asimp/UniFil 

A XIII Semana de Biologia e a IV Semana de Tecnologia em Gestão Ambiental da UniFil, que serão realizadas entre os dias 3 e 6 de setembro, estão repletas de atrações na área de sustentabilidade, tão debatida na atualidade. O destaque fica por conta da participação do representante do movimento nacional dos catadores de materiais recicláveis, Sebastião Carlos dos Santos, o Tião Santos, e da apresentação de propostas sustentáveis dos seis candidatos a prefeito em Londrina.

Os eventos, realizados em conjunto pelos cursos de Ciências Biológicas e de Tecnologia em Gestão Ambiental da UniFil, serão abertos no dia 3 de setembro com a explanação dos prefeituráveis. Eles terão o mesmo tempo para exporem suas propostas. O tema é “Desenvolvimento Sustentável: propostas para Londrina”.

“É uma forma de aproximar o acadêmico das propostas dos candidatos e despertar o senso crítico para a escolha em quem votará”, afirmou o coordenador do curso de Biologia, João Zequi. “Cada candidato poderá enfatizar o que é mais importante para ele e os alunos poderão analisar quem está mais preparado para o assunto”, completou.

Já o carioca Sebastião Carlos dos Santos, o Tião Santos, 33 anos, fechará a programação. A palestra dele será no dia 6. Tião ganhou destaque por seu trabalho no lixão do Jardim Gramacho, na periferia do município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e teve sua luta retratada no documentário “Lixo Extraordinário” (2011), uma coprodução de João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker. 

Catador de lixo, ele e seus companheiros de trabalho no aterro sanitário se transformam em modelos para as obras do artista plástico Vik Muniz, todas feitas utilizando material descartado no lixão. 

Tião ganhou visibilidade e virou uma espécie de garoto-propaganda da causa no Brasil, representando o País no Festival de Berlim, na Alemanha. Ele ainda percorreu o tapete vermelho da cerimônia do Oscar 2011, em Los Angeles, como concorrente na categoria de melhor documentário. Tião ainda foi convidado para palestrar em universidades americanas como Harvard e Yale.

Para o o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UniFil, Tiago Pellini, relatar a experiência do Jardim Gramacho, além de destacar o desafio que é lidar com a gestão dos resíduos gerados pela cidades, permite que as pessoas entendam a estreita relação existente entre a organização social e a questão ambiental.

Os debates e palestras serão realizados no Teatro do Colégio Londrinense, à partir das 19h30. A explanação dos candidatos a prefeito e a palestra com Tião Santos são gratuitos e abertos à comunidade em geral. Para todas as demais palestras, o valor é único de R$ 22.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.