Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Thiago Mossini/Asimp/UniFil 

A XIII Semana de Biologia e a IV Semana de Tecnologia em Gestão Ambiental da UniFil, que serão realizadas entre os dias 3 e 6 de setembro, estão repletas de atrações na área de sustentabilidade, tão debatida na atualidade. O destaque fica por conta da participação do representante do movimento nacional dos catadores de materiais recicláveis, Sebastião Carlos dos Santos, o Tião Santos, e da apresentação de propostas sustentáveis dos seis candidatos a prefeito em Londrina.

Os eventos, realizados em conjunto pelos cursos de Ciências Biológicas e de Tecnologia em Gestão Ambiental da UniFil, serão abertos no dia 3 de setembro com a explanação dos prefeituráveis. Eles terão o mesmo tempo para exporem suas propostas. O tema é “Desenvolvimento Sustentável: propostas para Londrina”.

“É uma forma de aproximar o acadêmico das propostas dos candidatos e despertar o senso crítico para a escolha em quem votará”, afirmou o coordenador do curso de Biologia, João Zequi. “Cada candidato poderá enfatizar o que é mais importante para ele e os alunos poderão analisar quem está mais preparado para o assunto”, completou.

Já o carioca Sebastião Carlos dos Santos, o Tião Santos, 33 anos, fechará a programação. A palestra dele será no dia 6. Tião ganhou destaque por seu trabalho no lixão do Jardim Gramacho, na periferia do município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e teve sua luta retratada no documentário “Lixo Extraordinário” (2011), uma coprodução de João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker. 

Catador de lixo, ele e seus companheiros de trabalho no aterro sanitário se transformam em modelos para as obras do artista plástico Vik Muniz, todas feitas utilizando material descartado no lixão. 

Tião ganhou visibilidade e virou uma espécie de garoto-propaganda da causa no Brasil, representando o País no Festival de Berlim, na Alemanha. Ele ainda percorreu o tapete vermelho da cerimônia do Oscar 2011, em Los Angeles, como concorrente na categoria de melhor documentário. Tião ainda foi convidado para palestrar em universidades americanas como Harvard e Yale.

Para o o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UniFil, Tiago Pellini, relatar a experiência do Jardim Gramacho, além de destacar o desafio que é lidar com a gestão dos resíduos gerados pela cidades, permite que as pessoas entendam a estreita relação existente entre a organização social e a questão ambiental.

Os debates e palestras serão realizados no Teatro do Colégio Londrinense, à partir das 19h30. A explanação dos candidatos a prefeito e a palestra com Tião Santos são gratuitos e abertos à comunidade em geral. Para todas as demais palestras, o valor é único de R$ 22.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios