Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudantes de duas turmas (2º B vespertino e 3º B matutino) da Escola Municipal Professora Taeko Lima, do Jardim Juny, em Tamarana, deram início nos últimos dias a um projeto para coletar e dar destino ambientalmente correto para óleos de cozinha de origem animal ou vegetal utilizados pela comunidade. A ação está entre as iniciativas do Programa A União Faz a Vida, desenvolvido desde o começo do ano em parceria entre a Secretaria de Educação do município e a Sicredi Agroempresarial.

"Fizemos uma pesquisa na comunidade escolar e notamos que algumas pessoas reutilizam o óleo de cozinha para fabricar sabão, mas a maioria ainda joga o produto no ralo ou no lixo. Queremos conscientizar toda a população, a começar pelas crianças, que isso causa poluição tanto no solo quanto na água", explicou a professora responsável pelo trabalho, Silmara Ferroni.

O projeto também tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município. O titular da pasta, José Carlos dos Santos, estimou que, mensalmente, são gerados aproximadamente quatro mil litros de óleo de cozinha na zona urbana de Tamarana. "Apenas uma gota de óleo pode contaminar 10 litros de água. Por isso, o reaproveitamento desse material é muito importante", afirmou o secretário. A intenção dos responsáveis pela ação é torná-la permanente.

Recipientes com óleo de cozinha usado podem ser levados na Escola Municipal Professora Taeko Lima de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A unidade de ensino fica na Rua Francisco Antônio Rodrigues, s/n, Jardim Juny. O material será recolhido pela empresa Ita Resíduos, que é especializada nesse tipo de serviço. Os recursos obtidos através da iniciativa serão revertidos em melhorias para a própria escola. O telefone para mais informações é o 3398-1950.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.