Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Divisão Tecpar Certificação é a única a oferecer a Certificação Life, que reconhece organizações comprometidas com a conservação da biodiversidade. Cinco empresas brasileiras já foram certificadas.

Empresas que buscam identificar e minimizar os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente contam com o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para desenvolver ações sustentáveis. A divisão Tecpar Certificação é a única organização do país credenciada para oferecer a Certificação Life.

É um processo voluntário que oferece reconhecimento a organizações comprometidas com a conservação da biodiversidade e manutenção dos serviços oferecidos pela natureza.

Esse reconhecimento é feito por avaliações de auditores do Tecpar Certificação. “Essa iniciativa preza pelas melhores práticas internacionais relacionadas à gestão de sistemas de certificação”, explica o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

“Empresas que aderem à Certificação Life aumentam seu valor agregado, uma vez que comunicam ao mercado seu compromisso com a sustentabilidade. Com o apoio do Tecpar, é possível validar as ações tomadas pelas organizações”, destaca Callado.

Cinco empresas brasileiras contam com a Certificação Life, fornecida pelo Tecpar Certificação: O Boticário, Banco ABN-AMRO, Posigraf, Itaipu Binacional e Gaia, Silva, Gaede & Associados – essas duas últimas passaram por auditorias em 2019 para obter o novo processo de certificação, que tem validade de cinco anos.

Certificada desde 2015, a Itaipu considera o reconhecimento um dos mais importantes na área ambiental, por se tratar de uma avaliação bastante técnica. “É um protocolo muito sólido, baseado nas ações e nos resultados efetivos”, comentou Caroline Henn, da Divisão de Reservatório da Itaipu, que participou do processo.

“A metodologia é muito confiável, porque leva em conta não só a área ocupada, mas as contrapartidas oferecidas pela empresa e seus investimentos em preservação da biodiversidade”, completou.

Ações concretas

O Instituto Life, por meio da Certificação Life, incentiva ações concretas de conservação da biodiversidade, sendo aplicável a empresas de qualquer porte ou setor. A gerente do Tecpar Certificação, Tania Carvalho, explica que a metodologia leva em conta em seu cálculo de impacto aspectos como, por exemplo, geração de resíduos, emissão de gases do efeito estufa, consumo de água, utilização de energia e ocupação da área.

Tânia Carvalho salienta que a certificação tem como hierarquia de gestão de impactos os seguintes passos: evitar, reduzir, mitigar, recuperar e compensar, com base em metodologia baseada nas melhores práticas internacionais relacionadas à gestão de sistemas de certificação.

Todas as ações adotadas pela empresa para redução de impactos ambientais são registradas em um sistema informatizado. Após a implantação de todas as diretrizes estabelecidas para a obtenção da Certificação Life, a equipe técnica do Tecpar Certificação vai à empresa solicitante para realizar a auditoria. Se todos os critérios foram atendidos, a certificação é concedida.

Asimp/Tecpar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.