Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Asimp/ALEP

O uso de aparelhos sonoros ou musicais no interior de veículos de transporte coletivo, sem a correspondente utilização de fones de ouvido, agora é proibido por lei em todo estado do Paraná. É que o governador Beto Richa sancionou no último dia 8 a Lei 17.334/12, conforme projeto apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Caíto Quintana (PMDB), que também determina a afixação de avisos proibitivos em veículos como ônibus e trens, com indicação do novo comando legal e com a reprodução do seguinte texto: “É proibido o uso de aparelhos sonoros ou musicais sem a devida utilização de fone de ouvido”.

A inobservância da determinação legal, que entrou em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial nº 8.814 (de 08 de outubro de 2012), sujeitará o passageiro à obrigação de desligar o aparelho ou poderá implicar na retirada do infrator do veículo, mediante intervenção policial.

Pelo projeto nº 833/2011, agora convertido em lei, a expressão “aparelhos sonoros ou musicais” compreende os tocadores pessoais de música em formato digital, telefones celulares, Ipod, tablet, notebook, netbook, rádio, MP3, MP4 e similares. Segundo Caíto Quintana, a iniciativa foi uma resposta aos apelos e às campanhas exigindo a abolição do uso de aparelhos sonoros sem o devido uso do fone de ouvido. O acesso aos equipamentos nos últimos anos, lembra o deputado, aumentou consideravelmente diante do baixo custo para aquisição dos aparelhos, resultado da globalização de mercado. “E o pior, escutar música com som alto por meio de tais aparelhos virou moda para uma parcela pequena da sociedade, o que vem desagradando muitos diante dos inapropriados locais escolhidos para tal prática”, informa. “Diante da evolução da tecnologia, aparelhos de diminutos tamanhos e com alta capacidade tecnológica possuem incrível poder de reprodução sonora, chegando a níveis intoleráveis”, acrescentou.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.