Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o slogan ‘Descarte Consciente’ a proposta da campanha é preservar a saúde da população de Londrina e do meio ambiente

Sabe aquela cartela de comprimidos vencidos que fica em cima da pia do banheiro ou aquele restinho de medicamento que ficou no frasco e que você jogou no lixo? Ou, então, aquela lâmpada que queimou e você não sabe onde levar para jogar fora, e, por isso, acaba colocando no lixo da cozinha? Bem, todos esses produtos são agentes poluidores e possuem elementos nocivos à saúde da sua família e a do meio ambiente se não forem descartados corretamente.

Para amenizar esse problema, a Rede de Farmácias Vale Verde, em parceria com diversas empresas, está promovendo em Londrina a campanha ‘Descarte Consciente’ para orientar e sensibilizar a população sobre a destinação correta dos medicamentos e outros produtos tóxicos ao meio ambiente. A campanha iniciou em julho, com pontos de coletas em duas lojas da rede para receber medicamentos, lâmpadas fluorescentes, lixos eletrônicos e embalagens. “Decidimos trabalhar a campanha de forma mais abrangente, incluindo produtos de difícil descarte e que poluem quando descartados de forma incorreta, pois temos uma preocupação não apenas com a saúde da população, mas também com o meio ambiente”, explica a diretora da Farmácia Vale Verde, Ana Carolina Augusto Correa.

Todo o custo do descarte desses materiais ficará por conta da Farmácia Vale Verde. As empresas parceiras da Campanha ‘Descarte Consciente’ são a indústria de medicamentos Medley; a BAP Light, que atuará na descontaminação das lâmpadas fluorescentes, a Medic Tec que ficará responsável pelo descarte de medicamento e a ONG E- Lixo, que trabalhará no descarte dos lixos eletrônicos. “Essa campanha pioneira irá ajudar a população a encontrar uma solução para esses resíduos, além de contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente e saúde da nossa água e solo”, explica a diretora da BAP Light, Samira Baptizaco.

Outro parceiro da Farmácia Vale Verde é a agência de comunicação BoyBand, que está responsável pela criação das peças publicitárias e do plano de mídia. “Decidimos apoiar a causa por entender a importância do projeto para Londrina. Nossa proposta é trabalhar com peças que causam alto impacto visual e sensibilização, além de orientar e informar a população sobre a importância do descarte correto”, adianta Leonardo Moura, sócio-diretor da Agência.

O que pode e não pode ser descartado

A Campanha ‘Descarte Consciente’ contará com dois pontos de coleta em Londrina, nas lojas Vale Verde da Avenida Maringá, nº 1.453 e da Avenida Higienópolis, nº 834. Poderão ser descartados medicamentos sólidos e comprimidos, vencidos ou até mesmo no prazo que não será mais usado. Em relação ao lixo eletrônico, poderão ser descartados produtos como televisão, monitor, teclado, mouse, CPU, celulares, rádios, batedeira e baterias, entre outros. Além disso, todas as lâmpadas fluorescentes, tantos as compactas, quanto as tubulares. Não poderão ser descartados produtos como geladeira, ar-condicionado e pilhas.

O remédio em forma líquida e em pasta poderá ser descartado em seu recipiente original. As embalagens também terão espaço para descarte. Os medicamentos vencidos serão enviados para a incineração. As lâmpadas serão descontaminadas: o vidro se transformará em tinta reflexiva de estrada e o alumínio será fundindo virando vários produtos. Já os resíduos dos lixos eletrônicos serão separados por categoria (plástico, metal, vidro, placas) para voltarem para a cadeia produtiva. Os passivos ambientais (chumbo, mercúrio, Cadmo, bateria) serão enviados para indústrias que os reutilizam. A meta da campanha é o descarte de uma tonelada de remédios e quatro mil lâmpadas, em dois meses.

(Asimp/Rede de Farmácias Vale Verde)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios