Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é trabalhar com os produtores do distrito de Rolândia, que já é considerado a capital paranaense dos embutidos

O consultor do Sebrae Paraná, Rubens Negrão, diz que a conquista da IG é uma maneira de reconhecer os embutidos de São Martinho como referência pela qualidade e características próprias. Crédito: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Rolândia.

São Martinho, distrito de Rolândia, é reconhecido como a capital paranaense dos embutidos. Agora, o Sebrae Paraná, em parceria com a prefeitura de Rolândia e IDR-PR, vai trabalhar com os produtores e empresários locais a busca pelo registro de Indicação Geográfica (IG) dos produtos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O objetivo é organizar o grupo em uma associação para ganhar competitividade e acessar novos mercados.

A proposta foi apresentada para cerca de 20 empresas, entre produtores de embutidos de São Martinho e açougues de Rolândia, durante uma reunião técnica promovida pelo Sebrae Paraná na terça-feira (24), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (Acir), em parceria com o governo municipal. A apresentação técnica do projeto de IG foi realizada pela coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae Paraná, Maria Isabel Guimarães.

A turismóloga e secretária municipal de Cultura e Turismo de Rolândia, Flávia Galbero Costa Ramos, diz que já conhecia o projeto das IG e, agora, com apoio do Sebrae, o município quer preparar os empresários para pleitear o registro dos embutidos de São Martinho junto ao INPI.

 “O distrito já é reconhecido, por lei estadual, como a capital paranaense dos embutidos e a intenção com a busca da IG é ampliar esse reconhecimento não só pela região, mas também Paraná e Brasil”, lembra.

Além de buscar o acesso a novos mercados para o grupo de produtores e agregar valor aos embutidos, a conquista da Indicação, na avaliação de Flávia, também vai trazer oportunidades para o setor de turismo e, com isso, desencadear o desenvolvimento de outros negócios locais. Entre as atividades previstas pelo projeto estão visitas técnicas a regiões que possuem produtos com IG no Paraná.

O consultor do Sebrae Paraná, Rubens Negrão, explica que o registro de Indicação Geográfica (IG) pode ser concedido por denominação de origem, indicação de procedência e marketing coletivo. “No caso dos embutidos de São Martinho, o enquadramento mais indicado é a indicação de procedência e marketing coletivo”, explica. Segundo ele, o trabalho é de médio prazo e exige planejamento, adequação das empresas, constituição de uma associação de produtores.

 “A conquista da IG vai impulsionar o trabalho que já vem sendo feito em São Martinho. É uma maneira de reconhecer de forma legítima esses produtos como referência pela qualidade e características próprias. Criaremos estratégias para que os embutidos alcancem o mercado nacional e quem sabe até internacional”, afirma.

Produtores e empresários de embutidos de São Martinho e Rolândia devem se unir para pleitear registro de IG dos embutidos. Crédito: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Rolândia.

A sócia da Central Carnes de São Martinho, Rose Sanches Scuisato, participou da apresentação e ficou interessada no projeto. Ela administra, com o marido, um açougue e uma indústria de embutidos no distrito há 45 anos. “Fomos os primeiros a abrir em São Martinho, produzimos todos os tipos de embutidos”, conta. Segundo ela, os clientes vêm de Rolândia e região, mas também de fora, inclusive do Mato Grosso, pelo acesso da rodovia. Ela conta que, desde 2010, a empresa está em um novo prédio e passa por um processo de estruturação e organização dos processos.

Participaram do evento representantes da Acir; Prefeitura de Rolândia, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Vigilância Sanitária; IDR-Paraná, Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento.

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.