Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Papo de Esporte 12/07/2016  09h18

Fadistas!

O Fado é um estilo musical português cantado por uma só pessoa, chamada de fadista. No futebol, o time de Portugal sempre foi um time de fadista. Primeiro com Eusébio. Hoje com Cristiano Ronaldo. Na Eurocopa, o título português veio sem o seu principal jogador, que saiu machucado no começo do jogo final, mas que viu seu time de coadjuvantes, como uma “orquestra de fado”, fazer o sonho do título se tornar real.

Curioso pesquisar a língua portuguesa e descobrir que fado vem do latim fatum, que significa destino. A origem é a mesma de fada, aquela do conto de fadas! Exatamente o que vivencia atualmente o povo português! Um título tão fácil e que foi perdido em casa para a Grécia em 2004 e agora, tão difícil, tão longe, veio de maneira surpreendente e épica em 2016. O destino acertou as contas com Portugal.

A campanha lusitana foi decepcionante na primeira fase: três jogos e três empates contra seleções do segundo escalão: Islândia, Áustria e Hungria. Se classificou como terceiro do grupo e pegou uma Croácia que havia destronado a Espanha na primeira fase: vitória na prorrogação. Depois, em um jogo duro, eliminou a Polônia nos pênaltis.

Nas semifinais, vitória diante de País de Gales. Sim! A única vitória no tempo normal! E na decisão, diante dos donos da casa, a França, conquista na prorrogação! Incrível, mas em sete jogos foram uma vitória e seis empates! O desempenho é uma prova de que em campeonato estilo mata mata, nem sempre o “melhor” time vence. Ganha o mais competente. Aquele que tem mais entrega, disposição. E aquele que tem sorte de campeão!

A taça coloca Portugal no panteão de campeões do continente que contempla: Alemanha e Espanha 3 conquistas, França 2 e Rússia, Itália, República Tcheca, Dinamarca, Holanda e Grécia com uma. De quebra, Cristiano Ronaldo igualou Platini com nove gols e se tornou o maior artilheiro da história do certame! Festa completa! Conto de fadas real! E qual brasileiro não torceu para Portugal? Jogadores fadistas!

Guilherme Lima - Professor, Jornalista e Radialista - Londrina - Pr.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios