Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Você que sabe um pouquinho de futebol internacional, conhece bem Sam Allardyce, Giampiero Ventura e Julen Lopetegui? Eles acabam de assumir Inglaterra, Itália e Espanha, respectivamente, que passam por momentos de incertezas no futebol. Seleções que já conquistaram o mundo, mas, que hoje não empolgam e jogam com o peso da camisa.

Allardyce nunca dirigiu um grande clube inglês e, aos 61 anos, só ganhou títulos das Divisões inferiores no profissional. Seria como o Guto Ferreira ou o Gilson Kleina assumir o Brasil. A Inglaterra fraquejou na Copa de 2014 e fez uma Eurocopa discreta. Terá muito trabalho. A geração não é boa.

Lopetegui revelou grandes jogadores ao dirigir a base espanhola e é nisso que a Federação local aposta para voltar a engrenar. Ele conhece bem o atual plantel. Foi campeão europeu com muitos deles no Sub 17 e no Sub 19. Mas vale lembrar que a Espanha caiu na primeira fase na Copa de 2014 e na Euro 16 parou nas oitavas. Como técnico do profissional, nunca emplacou.

Agora a escolha mais surpreendente foi a italiana. O “nono” Ventura tem 68 anos e nunca ganhou título de expressão. É técnico há quase 40 anos! A Itália até fez bonito na Euro deste ano, caindo nos pênaltis para a Alemanha, mas foi eliminada na primeira fase nas Copas de 2010 e 2014! Vai ter trabalho!

As três seleções esperam com o “novo” repetir a Alemanha quando, há 10 anos, surpreendeu o mundo com o então inexpressivo Joachim Low. As eliminatórias europeias para a Copa da Rússia 2018 começam em setembro. A Inglaterra está em um grupo relativamente fácil. Ou menos difícil. Já Itália e Espanha se enfrentarão na primeira fase e só o primeiro avança direto e o segundo vai para a repescagem! Fortes emoções a caminho!

Guilherme Lima - Professor, Jornalista e Radialista - Londrina - Pr.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios